GPS Brasília comscore

Zoológico de Brasília reabre nesta sexta, após 15 dias fechado

No mês de maio, duas aves foram encontradas mortas no local, um irerê (uma espécie de pato de vida livre) e um pombo

O Zoológico de Brasília reabre nesta sexta-feira (13), após ficar 15 dias fechado, por suspeita de gripe aviária. No mês de maio, duas aves foram encontradas mortas no local, um irerê (uma espécie de pato de vida livre) e um pombo.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), após análises laboratoriais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), veio a confirmação de que o pato estava com gripe aviária, o primeiro caso de infecção na capital do país. Já o pombo não tinha a doença.

Oito pessoas que trabalham no zoológico e tiveram contato com as aves mortas passaram a ser monitoradas. O período de observação durou 10 dias. Nenhum funcionário apresentou sintomas.

O vírus H5N1 é uma variante da influenza A. Apesar da alta taxa de contaminação entre animais, não há evidências de transmissão da doença para humanos por meio do consumo de ovos ou carne de aves cozidos ou fritos.
De acordo com o Zoológico de Brasília, se o local for reaberto nesta (13), não haverá risco aos visitantes.

Desde a suspeita da gripe aviária, o parque adotou protocolos sanitários de segurança: carros de funcionários pararam de rodar no zoo, equipamentos de proteção individual (EPIs) passaram a ser utilizados e barreiras sanitárias foram implementadas nos recintos dos animais, além de outras medidas determinadas pela Seagri.

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI