Após mais de um mês fechado por conta da detecção de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, o Zoológico de Brasília reabriu suas portas nesta segunda-feira (7). A liberação foi autorizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), com base em avaliações técnicas e seguindo as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O fechamento foi necessário após o registro da doença em duas aves nos meses de maio e junho.
Com a estabilização do cenário epidemiológico e a ausência de novos casos da doença por aproximadamente 20 dias, as autoridades consideraram segura a reabertura do parque. Para garantir a segurança de todos, foram mantidas medidas rígidas de biossegurança, como a desinfecção obrigatória dos profissionais na entrada e saída do local. Já os visitantes poderão circular normalmente, sem necessidade de medidas adicionais.
O diretor-presidente do Zoo, Wallison Couto de Oliveira, destacou que o espaço está seguro e preparado para receber o público.
“É um momento bem especial, estavam todos aqui ansiosos pela volta do parque. O Zoológico está seguro, não tem risco de gripe aviária para a população. A gente ainda segue o protocolo interno nas nossas equipes, mas o público vai ficar à vontade aqui no parque, sem restrição de andar ou ficar em qualquer local”, afirmou.
Durante o mês de julho, devido ao período de férias escolares, o Zoológico funcionará diariamente, inclusive às segundas-feiras, quando normalmente estaria fechado. As visitas guiadas serão oferecidas todos os dias às 9h e às 14h, com ponto de encontro na escultura da Elefante Nely. A entrada segue gratuita aos domingos e feriados, conforme o Decreto nº 47.009 do Diário Oficial do DF, e nos demais dias os ingressos custam R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h.
*Com informações da Agência Brasília