O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (15), durante a Conferência de Segurança de Munique, que chegou a hora da criação de “forças armadas da Europa”. Segundo ele, a luta de seu país contra a Rússia provou que já existe uma base para isto.
O líder ucraniano afirmou que o continente europeu não pode descartar a possibilidade de que “os americanos possam dizer não à Europa em questões que a ameaçam”, e observou que muitos líderes já falam sobre como a Europa precisa de suas próprias forças armadas. “Eu realmente acredito que chegou a hora. As forças armadas da Europa devem ser criadas”, disse em painel.
Zelensky também fez alusão a uma conversa telefônica entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, após a qual Trump disse que os dois líderes provavelmente se encontrariam em breve para negociar um acordo de paz sobre a Ucrânia. Trump mais tarde garantiu a Zelensky que ele também teria um assento à mesa para acabar com a guerra que foi desencadeada pela invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022.
A Ucrânia nunca aceitará acordos feitos pelas nossas costas sem o nosso envolvimento, e a mesma regra deve se aplicar a toda a Europa. Alguns dias atrás, o presidente Trump me contou sobre sua conversa com Putin. Ele não mencionou nenhuma vez que a América precisa da Europa na mesa. Isso diz muito. Os velhos tempos acabaram, quando a América apoiava a Europa só porque sempre apoiou”, afirmou. (Com Associated Press).