GPS Brasília comscore

Yoga e suas modalidades; veja onde praticar em Brasília

Dos métodos clássicos aos autorais, encontre studios e professores que atendem na capital
Reprodução/Unsplash

Compartilhe:

No mundo agitado de hoje, cada vez mais pessoas buscam refúgio em práticas que promovem equilíbrio e bem-estar. Entre essas atividades, destaca-se a yoga, uma disciplina milenar originária da Índia, que visa integrar corpo, mente e espírito, por meio de uma combinação de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação. 

O termo yoga deriva da palavra sânscrita que significa união ou conexão, refletindo a essência fundamental da prática, que busca a harmonia entre os diferentes aspectos do ser humano. Contudo, o exercício dessa atividade está longe de ser uniforme, e existem várias modalidades e variações.

Por exemplo, o Hatha Yoga, um dos estilos mais conhecidos e praticados, concentra-se na conexão entre o corpo e a respiração. Por meio de uma série de posturas estáticas, conhecidas como asanas, e técnicas de respiração controlada, o praticante desenvolve força, flexibilidade e equilíbrio físico, ao mesmo tempo em que promove a calma mental e o relaxamento.

Já o Ashtanga Yoga é caracterizado por uma sequência dinâmica e vigorosa de posturas, sincronizadas com a respiração. Este estilo desafia os praticantes a avançarem em uma série de poses progressivamente mais difíceis, promovendo não apenas o fortalecimento físico, mas também a disciplina mental e a concentração.

Por outro lado, o Vinyasa Yoga, muitas vezes referido como Yoga Flow, é uma prática fluida e energizante que se concentra na transição suave entre as posturas, criando uma espécie de dança consciente. A ênfase é colocada na respiração, que guia o movimento contínuo e fluido, ajudando a desobstruir a energia estagnada no corpo e a promover uma sensação de fluxo e liberdade.

Em Brasília, o que não falta são opções para a prática, não só os tipos de yoga citados anteriormente, mas também estilos autorais e também outras modalidades menos difundidas. A equipe do GPS|Brasília fez uma seleção com studios e professores que atendem na Capital. Confira.

Om Shanti Yoga

Com unidades no Lago Sul e na Asa Norte, o espaço de yoga Om Shanti oferece as modalidades clássicas, como Hatha e Vinyasa. Além de contar com opções diferenciadas como a Yoga Hormonal.

Serviço:

Onde: SHIS QI 19 Chácara 22 – Espaço Busca Vida – Lago Sul | CLN 202 Bloco B Sala 106 – Asa Norte
Informações: site

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Om Shanti Yoga (@omshantiyogabsb)

Alapadma Yoga

A Alapadma fica na Asa Norte e tem aulas presenciais e online, tanto em grupo quanto individuais. A escola de Yoga atende diversas modalidades, e também oferece outros serviços, como massagem.

Serviço:

Onde: CLN 212 Bloco D Subsolo Loja 51/61 – Asa Norte
Informações: site

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AlapadmaYoga (@alapadma_yoga)

Yo Yoga

O Yo oferece duas modalidades, Ashtanga e Hatha. Além de uma variedade de professoras, é possível escolher variados planos para aulas que acontecem de segunda a sexta-feira. O studio fica na Asa Norte.

Serviço:

Onde: CLN 412 Bloco C Sala 104 – Asa Norte
Informações: site

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yo! Yoga (@yoyogabrasilia)

Yantra Yoga

Com studio no sudoeste, a proposta do Yantra é diferente, a escola aborda um método próprio. O local conta também com opções presenciais e remotas.

Serviço:

Onde: CLSW 301 Bloco A Loja 107 – Sudoeste
Informações: site

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yantra Yoga Brasilia (@yantrayogabrasilia)

Unmaní Yoga

Para quem quer ir além, a Unmaní conta com cursos de formação. Assim, é possível, aqui mesmo na capital, se tornar um professor(a) na arte do yoga.

Serviço:

Onde: Q 204 Edifício Alfamix Acesso B Sala 272 – Águas Claras
Informações: site

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Unmaní – Yoga em Brasília 📍 (@unmaniyoga)