GPS Brasília comscore

World Press Photo 2025 reúne em Brasília 42 projetos premiados mundialmente

Exposição é realizada em comemoração aos 45 anos da Caixa Cultural

Brasília se transforma em palco para o melhor do fotojornalismo mundial. Em comemoração aos 45 anos da Caixa Cultural na capital, a cidade recebe a World Press Photo 2025, principal mostra internacional de fotografia documental e jornalística. A exposição estará aberta ao público de 14 de agosto a 5 de outubro. 

Reconhecida como vitrine global das histórias que marcaram o último ano, a edição de 2025 traz 42 projetos premiados no 68º Concurso Anual da World Press Photo Foundation. O evento reúne imagens de 31 países que abordam temas urgentes e sensíveis como política, migração, conflitos armados, questões de gênero e a crise climática — muitos deles com o Brasil como protagonista.

Três fotógrafos brasileiros se destacam entre os premiados da América do Sul: Amanda Perobelli, André Coelho e Anselmo Cunha. Suas lentes capturaram tanto a dor das enchentes históricas que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, quanto a euforia dos torcedores do Botafogo após a inédita conquista da Copa Libertadores, em novembro do mesmo ano.

photo - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

As Piores Enchentes do Brasil, de Amanda Perobelli 

photo - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória, de André Coelho

Anselmo Cunha venceu com a imagem Aeronave em Pista Inundada, captada em meio à calamidade no sul do País. Amanda Perobelli foi premiada na categoria Reportagem com a série As Piores Enchentes do Brasil, um retrato contundente da destruição em Canoas (RS). Já André Coelho foi reconhecido pela fotografia Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória, que foge do óbvio da cobertura esportiva e revela o poder agregador e emocional do futebol.

O Brasil pelos olhos do mundo

Além dos registros feitos por brasileiros, o País também surge nas lentes de fotógrafos estrangeiros. Entre os temas retratados estão a seca extrema na Amazônia — fenômeno cada vez mais recorrente — e imagens icônicas do surfista e atleta olímpico Gabriel Medina, em pleno voo sobre as ondas, capturado em um momento de pura leveza.

A abertura da exposição promete uma experiência no dia 14 de agosto, às 11h, o público poderá participar de uma visita mediada com dois dos vencedores brasileiros: André Coelho e Anselmo Cunha. Eles estarão acompanhados por Joana Klaus, jornalista e gerente de conteúdo da World Press Photo no Brasil. O encontro oferecerá ao público a chance de conhecer as histórias por trás das imagens diretamente de seus autores.

Fundada nos Países Baixos em 1955, a World Press Photo se consolidou como uma das mais importantes iniciativas globais de valorização da fotografia documental. Para Hind Ribeiro-Bidaoui, Chefe de Assuntos Políticos, Diplomacia Pública e Cultura da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, a mostra vai além das imagens: “Mais do que uma mostra de imagens impactantes, trata-se de um convite ao pensamento crítico — reafirmando o papel essencial da fotografia documental nas sociedades democráticas“, diz. 

Depois de Brasília, a World Press Photo 2025 seguirá para São Paulo, Curitiba e Salvador, com patrocínio da CAIXA, do Governo Federal e da Embaixada do Reino dos Países Baixos. 

Serviço

World Press Photo 2025
Local: CAIXA Cultural Brasília, SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília – DF
Data: 14 de agosto a 5 outubro
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI