Presidente da Câmara Legislativa (CLDF), o deputado distrital Wellington Luiz (MDB) defendeu, na última sexta-feira (15), a instalação de câmeras com reconhecimento facial com o objetivo de garantir a segurança de ciclistas dentro do Parque da Cidade Sarah Kubitscheck.
A proposta, que será analisada por meio de um estudo oficial, surgiu durante uma audiência pública requerida pelo emedebista para discutir mais medidas que reforcem a proteção aos adeptos da modalidade no coração da Capital Federal.
Com participação de representantes do Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Administração do Parque da Cidade, o encontro abordou riscos enfrentados pelos praticantes da modalidade e buscou também, outras soluções para reduzir a vulnerabilidade dos usuários da bicicleta no DF.
Wellington Luiz ressaltou ações já implantadas, como a instalação de iluminação no Parque da Cidade, assim como a possibilidade de implementar o sistema de monitoramento em tempo real e com a tecnologia de reconhecimento facial, o mesmo já utilizado em estádios, por exemplo.
“Essa medida exigirá um planejamento detalhado antes de ser concretizada”, afirmou o parlamentar.
A comunidade participou de forma ativa, quando expôs outras demandas e sugestões de forma direta aos gestores e parlamentares presentes na reunião .
Para Wellington Luiz, esse contato fortalece a criação de políticas públicas mais eficazes e imediatas para os ciclistas, grupo extremamente organizado no Distrito Federal.
“Nosso compromisso é seguir colaborando com os ciclistas e demais cidadãos, assegurando que Brasília continue a evoluir na proteção e valorização daqueles que utilizam a bicicleta como transporte ou lazer”, declarou.