O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz (MDB), voltou a defender, na noite de segunda-feira (19), a equiparação salarial entre servidores da Polícia Civil (PCDF) e da Polícia Federal (PF). A declaração ocorreu durante uma sessão solene em homenagem ao Dia do Policial de Custódia.
“Estamos muito perto de alcançar novamente a equiparação com a Polícia Federal. Precisamos continuar unidos neste momento delicado. A direção da PCDF, o secretário de Segurança, Sandro Avelar, a Secretaria de Economia e o nosso sindicato estão trabalhando incansavelmente por isso”, garantiu.
O parlamentar também criticou ações isoladas de nomes sem legitimidade e que tentam ganhar visibilidade em cima da reivindicação da categoria.
“A gente vai cobrar do sindicato, como já foi cobrado, agora tem que ser o sindicato. Não dá para ficar vendo meia dúzia de aventureiros visitando esse ou aquele político e dizendo que tem a solução. A solução tem e está nas nossas mãos. Somos nós, enquanto representantes, é que vamos resolver isso. Na hora que estiver no governo federal, eu vou fazer isso, porque sou o presidente da Câmara, sou policial e tenho a obrigação de fazer isso”, destacou.
A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia da PCDF (Sindepo), Claudia Alcântara, reforçou a união das categorias na busca por melhores condições salariais. “É sempre importante ter representação. Hoje, cada cargo na Polícia Civil tem seu representante e, quando o interesse é comum, lutamos juntos. Sinpol e Sindepo estão unidos em prol de todos os cargos da PCDF”, disse.
Enoque Venâncio de Freitas, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol), convocou a categoria para se mobilizar. “A união dos policiais civis é a nossa força. Nossos dois sindicatos estão trabalhando juntos e somos bem recebidos pela direção da Polícia Civil. Esse ano, estamos mais próximos do sucesso na luta pela paridade”, declarou.
O secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, ressaltou o cenário favorável para a conquista da equiparação. “A PCDF sempre foi referência, e a isonomia com a Polícia Federal é um pleito justo. Estamos trabalhando juntos e acredito que vamos conseguir”, afirmou Avelar.
O delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick, valorizou o trabalho dos agentes policiais de custódia e anunciou o lançamento de um novo concurso com 50 vagas imediatas para a categoria. “O trabalho que vocês fazem é um dos mais importantes do país. Essa homenagem é merecida e estamos prontos para fortalecer ainda mais essa carreira”, disse.
Homenagem
Durante a cerimônia, Wellington Luiz destacou a importância histórica dos agentes policiais de custódia para a Polícia Civil. “Não há como falar da história da PCDF sem mencionar os agentes policiais de custódia, os antigos agentes penitenciários. Muitas das nossas conquistas passaram pelo sistema penitenciário. É fundamental reconhecermos o valor dessa categoria, pois foi uma luta nossa para que vocês voltassem para a casa de vocês, a PCDF”, afirmou o deputado, que também relembrou sua trajetória como liderança sindical.