**Atenção leitor!** Esta é aquela matéria **100% dominical, mas que você pode ler e seguir a recomendação** que ela traz a **qualquer momento, qualquer dia, qualquer hora**, pois dica boa não tem data de validade: **Assista Wandinha da Netflix!**
![Wandinha / Foto: Netflix](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/wandinha_133f43c570.jpg)
Ok que muita gente que chegar aqui já pode ter assistido ou já estar assistindo, mesmo porque, segundo o site [Hollywood Reporter](https://www.hollywoodreporter.com/), o seriado tinha alcançado na última quinta-feira, 8, o **terceiro lugar entre as séries de língua inglesa mais assistidas em todos os tempos na plataform**a. Se bobear, até hoje, domingo, 12, ela já pode ter até ultrapassado o 1 bilhão de horas de visualização.
O feito está longe de ser uma bobagem, isso significa que muita gente, no mundo todo e que fala inúmeros idiomas, está curtindo essa obra de ficção que tem ninguém menos que Tim Burton na direção. Até aquele dia, foram **752 milhões de horas assistidas**, desde o lançamento de Wandinha, em 23 de novembro. Só para se ter uma ideia, **_Dahmer: Um Canibal Americano_ teve 856 milhões** de horas assistidas. É mole?
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/DAHMER_scaled_e1665520710975_8c10323d56.jpg)
![Dahmer e Round 6 / Fotos: Netflix](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Squid_game_2_divulgac_a_o_netflix_jpeg_800842226a.jpg)
Vamos pegar outro exemplo para comparar. Lembra da série coreana **_Round 6_**, também da Netflix? Pois é, ela somou **571 milhões de horas visualizadas na terceira semana**, _Wandinha_ bateu **400 milhões em apenas uma semana**.
Mas **qual será a razão desse sucesso gigantesco?** Não se preocupe com a resposta – mesmo que seja longa, pois este jornalista que lhes dirige a atenção não é crítico de cinema, então, pode respirar tranquilo que não virão **termos técnicos ou análises profundas** do id, ego e superego dos personagens, **só informações e impressões pessoais**, algumas delas curiosas, outras divertidas, e a maioria nem tanto. Vamos lá…
Quero reforçar por algo que eu já disse ali em cima e que foi **o motivo para eu assistir** algo que eu não queria ver (pois **tenho birra de coisas que começam já fazendo sucesso**), mas essa é uma produção tem **Tim Burton**, e sua incrível **estética macraba** que envolve todos os aspectos, da fotografia (o tom que as imagens aparecem na sua tela) a como os atores interpretam e constroem seus personagens, e até mesmo na escolha do cenário e figurino. **Ele “mete o dedo” em tudo** para que tudo saia com a **sua visão de mundo**, vamos assim dizer.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/35787123_7e423f19c5.jpg)
Graças a esse fator, Wandinha está sendo responsável por uma **nova onda gótica**. Todo mundo sabe, quando o assunto é moda, as coisas vêm e vão. E a escolha do preto, misturado com tons de cinza e branco no figurinho tem **conquistado os fashionistas**, mesmo porque, **as roupas usadas por Jenna Ortega**, que faz a personagem principal, são escolhidas entre marcas como **Miu-Miu, Prada e até Zara**. O assunto já rendeu um texto superbacana da Rebeca Haddad que fez **[essa matéria aqui](https://gpslifetime.com.br/materia/wandinha-a-serie-que-tem-ganhado-o-coracao-dos-fashionistas). Sugiro a leitura!**
Aproveitando que eu falei da Jenna, eu tenho que admitir que **primeiro achei meio forçado o jeito dela se comportar** na pele da personagem, mas **depois apaixonei**. Ela não escorrega na atuação, **ao longo de toda a série, se eu a vi piscar os olhos 2 ou 3 vezes, foi muito**. Detalhe, foi **meu afilhado, o Salvador** (que eu já citei ele aqui em outra matéria de cultura, um adolescente de 16 anos, **foi quem me chamou a atenção para isso**). Adoro que a série **dialoga com diferentes públicos** e de formas diferentes.
![Joaquin Phoenix em Coringa / Foto: Reprodução Warner](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/coringa_reprod_warner_escada_widelg_b499eda62c.jpg)
De rebelde indiferente a contestadora, Wandinha **enfrenta a sociedade e não tenta se encaixar**. Se você não viu a série, sabe que não será um _spoiler_ eu comentar a cena em que ela **dança no baile da escola**, usando um **vestido maravilhoso Alaïa** (grife francesa queridinha de Zendaya e Lady Gaga), em uma **coreografia muito original que foi criada 100% pela atriz**, ao som de _Goo Goo Muck_ do grupo The Cramps. Me lembrou demais a cena viral do **Coringa de Joaquin Fênix** em uma **escada no Bronx em NYC**.
![Jenna Ortega com o vestido Alaïa / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/317375800_654745926351337_2598959711276513699_n_70d8fb92b8.jpg)
(Obs.: Eu até pensei em colocar o vídeo dela dançando aqui, mas não tem vídeo oficial da Netflix, mas quem quiser, é só jogar no Google que vai aparecer vários, que já estão espalhados também no Instagram, TikTok, por aí vai. No lugar, deixo o trailler oficial, que tem um pedacinho da dança e que também é muito bom.)
Retomando… **quer mais um motivo para nem terminar de ler esse texto e ir lá ver a série já?** (Fica aqui comigo quem já assistiu…) O **elenco escalado** para participar da produção traz **Gwendoline Christie** de Game Of Thrones como diretora de Never More, a escola onde a trama se passa. Citei logo ela, pois **ambas vieram na CCXP22**, que acabou de rolar, e foram simplesmente **ovacionadas**.
![Gwendoline Christie e Jenna Ortega na CCXP22 / Foto: Netflix](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/46654710_734a_11ed_97be_ee90c1ca99eb_bb91ed2332.jpg)
![Luis Guzman, Catherina Zeta-Jones e Issac Ordonez](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/wednesday_105_unit_00921r_1_71d4e0fafb.jpg)
Ainda tem **Catherina Zeta-Jones**, como Mortícia, **Luis Guzman**, que está perfeito como Gomes, o pai da Wandinha. Entre tantos outros talentos está **Christinha Ricci**, que interpretou a personagem principal nos filmes de Barry Sonnenfeld, **na década de 1990**, e que agora exerce um papel de destaque nesse remake da Família Addams como a professora Miss Thornhill. Sem falar no ator e ilusionista **Victor Dorobantu** como “Mãozinha”, impecável!
![Jenna Ortega, Tim Burton e Christina Ricci / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/316713786_1149548892602180_6550642949787525065_n_e83347002c.jpg)
Para finalizar, embora eu ainda tenha tantos outros motivos para expor, mas não posso deixar de falar que a produção tem **um certo quê de Harry Potter**, reunindo elementos que funcionam muito bem nas produções tempos atuais, como **outsiders em papel de destaque**, tem magia, suspense, criaturas mágicas, ação, um mistério para se resolver (e que não é óbvio, por mais que pareça). Enfim, quem gosta desse **universo ficcional** vai amar assistir, melhor, maratonar mais esse acerto da Netflix. **Estourem a pipoca e tum-dum!**