Em meio ao aumento da tensão comercial com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o ex-presidente norte-americano Donald Trump em um vídeo bem humorado publicado neste domingo (13) nas redes sociais da primeira-dama Janja da Silva. Lula disse que pretende levar uma jabuticaba a Trump para aliviar os ânimos diante da recente taxação imposta aos produtos brasileiros.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor. Vou levar jabuticaba pra você, Trump, e você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num País que só ele dá, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e muita relação diplomática”, afirmou.
Veja publicação na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
A declaração irônica ocorre em meio à repercussão da decisão do governo americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com vigência a partir de 1º de agosto. A medida foi formalizada em carta enviada diretamente a Lula, o que acirrou o clima entre os dois países. Em resposta, o presidente brasileiro tem articulado uma série de ações. Na sexta-feira (11), durante agenda no Espírito Santo, ele afirmou que o Brasil poderá acionar a Lei de Reciprocidade Econômica caso os Estados Unidos não recuem da decisão.
Neste domingo, Lula convocou o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, para discutir os detalhes finais do decreto de retaliação comercial, que deve ser publicado até a próxima terça-feira (15). O governo também avalia recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para tentar barrar a medida de Trump. Caso não haja avanço, o Planalto estuda impor tarifas equivalentes às mercadorias americanas exportadas ao Brasil.