GPS Brasília comscore

Votação para Conselho Tutelar teve 6 urnas trocadas e problemas no sistema, diz TRE-DF

Previsão da Corte local é que resultados dos vencedores sejam divulgados ainda nesta segunda-feira (2)
Eleição para o Conselho Tutelar
TRE-DF e a eleição para o Conselho Tutelar | Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe:

O Distrito Federal realizou, neste domingo (1°), o processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares, e, embora problemas pontuais, a organização afirma ter sido uma votação marcada pela normalidade e tranquilidade. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), ao todo, 1.169 urnas foram utilizadas no pleito, sendo que apenas 6 delas precisaram ser trocadas, “não causando qualquer prejuízo ou atraso no andamento do processo de votação”.

“Os eleitores tiveram uma participação expressiva e, certamente, haverá um aumento considerável na participação popular no pleito”, reforçou a Corte em nota à imprensa.

Conforme o TRE-DF, a totalização dos resultados “foi suspensa temporariamente por um problema técnico no sistema, que já está sendo resolvido”. O tribunal diz que “em breve serão divulgados os resultados finais oficiais dos candidatos eleitos e o quantitativo de eleitores votantes”. A previsão é que os resultados com os nomes vencedores sejam divulgados nesta segunda-feira (2).

No CAIC São Sebastião e no Paranoá, eleitores registraram manifestações e reações de populares com atraso no processo eleitoral. No vídeo, um dos supostos responsáveis confirma a instabilidade do sistema e diz que filmará a apuração para evitar qualquer tipo de divergência nos resultados.

O Governo do Distrito Federal determinou que as forças de segurança transportem os dados armazenados nas urnas eletrônicas até o galpão do TRE-DF, destino das apurações.

Veja a publicação:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tribunal Regional Eleitoral-DF (@tredfoficial)