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Você vai querer usar: 6 tendências das fashion weeks internacionais

Paraquedismo, overdose de jeans, transparências… confira quais são os modismos-sensação que vieram para ficar

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**O catwalk fechou**. Adeus, mais uma temporada de moda! _So long_, noites viradas entre cliques roubados! Até mais ver, pés cheios de bolhas e modelos esgotadas! No momento, a bateria dos _smartphones_ entra em greve, e mais uma bateria de desfiles se conclui com sucesso.

**Nova York** retorna a seu posto de metrópole do consumo americano. **Londres**, por sua vez, acena _goodbye_ ao fashion _buzz_ e regressa a sua charmosa loucura habitual.

**Milão** é a mansão de um milhão de prazeres – do bom luxo à ótima comida. E **Paris**… oh Paris! A Cidade Luz se despede do flash dos estilosos e volta a brilhar a fagulha dos românticos.

A nós, resta o cheiro de vela queimando, vinho tinto, e tendências para analisar. **Nada mal**.

Os próximos meses estão pautados, escritos, desvendados. O que as lojas vão **vender**? O que os consumidores vão **comprar**? O que será assunto? Publipost? Clickbait? Sente-se, **vamos destrinchar esse tema de imediato**. De olho em cada passarela, a coluna separou as **7 tendências de moda** que, tal qual forças de carácter divino, foram onipresentes nos quatro polos fashion do globo.

**Caído do céu**

Ventos frios entre alturas que congelam os ossos — é, pular de paraquedas não é para os fracos de estômago. Investir na mais recente tendência ‘emprestada’ do esporte, entretanto, oferece menos riscos à saude (e quiçá a mesma quantidade de endorfinas).
Removida diretamente dos anos 1990 e 2000, a silhueta **‘paraquedista’** deu as caras com seu modelo de **calça _baggy_**, com excesso de grandes **bolsos e fivelas**. Nas ruas, já se nota um grande apego à estética, e nas passarelas, o favoritismo é replicado. Em versões neutras, como foi feito por **Givenchy**, cítricas tal qual **Versace**, estampadas a lá **Balmain** ou em saias longas, seguindo **Blumarine**, a tendência demonstra amplo potencial de expansão e promete permear as próximas temporadas. E você, vai **pular**?

![Stella McCartney, Fendi, Coperni, Chopova Lowena, Collina Strada](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2188_752514c090.JPG)
![Versace, Diesel, Blumarine, Balmain, Balenciaga](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2179_32eb0e2877.JPG)

**Jogo de quadril**

Durante as décadas, os séculos e os dias, a moda muda. Gostos caem em desgosto. Visões de mudo ganham prescrição de novo grau. Corpo, mente, roupa e beleza entrelaçam de jeitos novos suas relações de mutualidade.
Na corte de **Maria Antonieta**, longos 200-e-tantos anos atrás, usavam-se ricos vestidos. E, por baixo desses ricos vestidos, largas e pesadas **ancas**.

Os _**panniers**_, como eram chamados, se tratavam de **estruturas rígidas sobrepostas ao quadril natural da mulher**. Serviam para segurar as saias de um modo plano, para que todos os detalhes dos ditos ricos vestidos pudessem ser admirados piamente, como quadros pregados numa parede. Durante a **Revolução Francesa**, foram condenadas ao desuso.

Alguns anos à frente, já em plena **Era Vitoriana**, resultados similares eram conquistados através das **criolinas de aço**. **Chanel** chegou no fim do século, secando volumes e limpando as linhas — mas pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, **Christian Dior** desenha seu **_new look_**, silhueta-modelo dos anos 1950 que resgata o efeito de **cinturas finíssimas e quadris enobrecidos**. Nesse vai e volta de ideais e preferências, as **ancas femininas** balançaram na gangorra, e talvez esse seja o momento delas **voltarem a reinar**.

Na semana de **Londres**, **Simone Rocha** alinhou sua estética bailarina a essa ideia de proporção. **Lanvin** traçou referência direta à época de Luis XVI, com formações protuberantes e pontudas, assim como fez **Loewe**. **Carolina Herrera** não poupou esforços e deu projeção a seus vestidos com camadas de tule. **Balmain, Area** e **Louis Vuitton** trouxeram o molde para o novo milênio com textura e criatividade.

O _timing_ da _trend_ é engraçado: vivemos, atualmente, o retorno do temido **_heroin chic_**. Herdado dos anos 1990, o padrão de beleza coroado por **Kate Moss** e companhia demanda corpos em extrema magreza — **sem volumes, sem dobras, sem ancas**. Estariam as passarelas suprindo essa **falta de ‘corpo’ com excessos de tecido**? Ou seria esse apenas mais um resgate dos modismos dos anos **2000** e **2010**, uma nova roupagem para as saias **balonê** e **pepluns** que vieram depois? Talvez seja difícil que a moda emplaque entre as brasileiras, mas qualquer tendência que abra espaço para uma breve aula de história, é uma que vale a passarela.

![Christian Dior, Lanvin, Carolina Herrera, Chanel, Roberto Cavalli](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2178_a166d32780.JPG)
![Loewe, Balmain, Louis Vuitton, Issey Miyake, Area](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2176_5693822374.JPG)

**Questão de ótica**

Por falar na década de **2010** (que foi ontem, vale agregar), acredito que os aqui presentes se lembrem, nem que de modo ténue, do corte **_mullet_**. Curta na frente, longa atrás, a silhueta apareceu primeiro em vestidos de festa — uma maneira esperta de ‘burlar’ as regras do passeio completo, **exibindo as pernas sem abrir mão do drama de uma pomposa cauda** —. Após o _boom_, a proposta foi aplicada a **saias** e até **blusas**. Depois, sumiu do mapa — **até agora**.

De mil e uma maneiras, **Dior, Zimmerman, Herrera, Rick Owens** e outros tantos lançaram **_mullets_** pelo _catwalk_, ou, ao menos, interpretações renovadas da ideia de **‘mostrar sem cortar’**. **Cavalli** aplicou a fórmula com a adição de micro-shorts, **Burberry** apostou em muita renda e transparência num estilo quase boudoir, **Giambattista Valli** equilibrou equilibrou romantismo e minimalismo com prints em grande escala e cortes retos… Nessa chuva de materiais e invenções, fato é dado: **há um _mullet_ para todo mundo**.

![Christian Dior, Zimmerman, Carolina Herrera, Burberry, Giambattista Valli](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2057_24c88c9803.JPG)
![Prada, Roberto Cavalli, Batsheva, Rick Owens, Peter Do](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2058_0d3bd769dd.JPG)

**Democrático**

Não é de hoje, nem de ontem, nem de anteontem: **o jeans ascendeu ao trono da alta moda**. De fiel aliado das massas, denominador comum no armário de gregos e troianos, a statement piece rico em design, o jeans, há boas temporadas, ‘subiu na vida’. **Schiaparelli**, **Dolce & Gabbana** e, mais recentemente, a renascida **Diesel**, são culpadas – **e que crime perfeito**! Com abundância de formas, estruturas, sobreposições… lavagens mil e trabalhadas costuras, o denim se vê numa travessia de mares que deixa no passado as monótonas calças de corte clássico e agrega pluralidade ao material. A irreverência toma conta enquanto a criatividade levanta voo, e **o denim nunca mais será o mesmo**.

![Chloé, Miu Miu, Diesel, MSGM, Altuzarra](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2068_cd83ef2458.JPG)
![Burberry, Coperni, Schiaparelli, Courrèges, Blumarine](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2061_131b7b0f08.JPG)

**Na tesoura**

Sensual, crua, honesta: **a pele está em voga**. Num jogo de mostra-e-esconde tão travesso quanto divertido, os recortes de carácter geométrico não são novos à festa — mas puxa, como são bem-humorados! Apresentam uma qualidade madura, quase sexual, que se funde muito a uma das mais atuais obsessões da moda: o **fetichismo**. Aparecem podando a silhueta em linhas vorazes, rápidas, como um corte de papel, criando formas e desenhos que sugerem balada.

![Courrèges, Chloé, Burberry, Giambattista Valli, Coperni](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2175_c0ad74128d.JPG)
![Roberto Cavalli, David Koma, JW Anderson, Off-White, Versace](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2070_79f02942ce.JPG)

**Tudo se vê**

Está claro como a água: a **transparência** chegou a seu mais alto nível. Se antes os materiais entregavam uma turva visão da pele, hoje servem apenas como fina camada protetora que **tudo permite ver**, um filtro de cor e luz que brinca com a tez, sem escondê-la do espectador. Como antes dito, **a ‘tara’ por pele anda livre e solta**. A moda quer mostrar, quer acender, colocar em evidência e aplaudir. É direta em suas intenções e provoca o olhar com tanto estímulo.

![Valentino, Ferragamo, Chanel, Rick Owens, Prada](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2059_209b6449ce.JPG)
![Saint Laurent, Dolce & Gabbana, Miu Miu, Lanvin, Priscavera](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_2060_5065267987.JPG)