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Você tem certeza que sabe qual o seu cliente?

De nada adianta produzir conteúdo diário no seu Blog, Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok, e-mails… se você não estudou a fundo quem é o seu **cliente ideal**. Graças ao bom Deus e a internet, hoje temos a oportunidade de **escolher** sim, **para quem queremos vender**. E isso é maravilhoso, afinal de contas, quem é que aguenta aquele cliente chato, totalmente fora do seu perfil?

Para que você possa **definir** o seu cliente ideal, existem algumas etapas práticas, e se a sua agência não fez nem metade disso, já é um **alerta**.

**Primeiro**, você deve fazer uma **pesquisa** on-line rápida, com pelo menos _uma centena de clientes_, perguntando alguns pontos como hábitos de compra, desejos de vida, quais os desafios desta pessoa, dores, costumes de rotina, sonhos, para que você _conheça em detalhes para quem você quer se comunicar_.

Com esses dados em mãos, você deve iniciar o **desenho da sua persona** ou avatar, nomes comuns dados ao cliente ideal, no **marketing digital**. A metodologia do **“Mapa da Empatia”** é uma simples e prática que eu gosto bastante, e você acha facilmente na internet.

![Foto: Georgia de Lotz/Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Cliente_Ideal_Foto_02_2c358276bd.jpg)

É de suma importância que você _envolva toda sua equipe_, para que tenha o sentimento de **pertencimento**, realizando um workshop com todos, em um momento de **estratégia**.

Além das respostas na pesquisa, você deve inserir _o que você realmente quer atrair no cliente ideal_. Você quer uma pessoa que goste de rock? Ou quer uma pessoa zen, que adore música para relaxar? Uma pessoa que ame vinhos, ou que adore estar em contato com a natureza? Qual o poder de compra e renda? São **detalhes** como esse que deveriam estar no mapa do cliente dos sonhos.

E este será um material muito rico para que você monte sua estratégia de escala. Pois se você tem **clareza** do seu cenário atual, e tem clareza de onde quer chegar, e em quanto tempo, esta jornada será repleta de estratégias para que você possa trazer pessoas parecidas com o seu mapa para consumir o seu produto ou serviço.

Depois de **desenhada, e validada com o seu time**, está na hora de montar seu plano de quais canais a sua persona se encontra, desde _on-line_ até _off-line_.

Quais redes sociais? Quais blogs ele frequenta, se frequenta grupos do facebook, quais influenciadores e perfis ele segue, em quais sites de compra costuma navegar, quais marcas consome e porque de cada marca. Ele frequenta clubes? Quais marcas e tipos de carro compra? Que tipo de viagem gosta de fazer? Com quem? Em qual período?

Com todos esses detalhes em mãos, é só você montar seu plano de comunicação, seu editorial de conteúdo, _extraindo os principais pilares_ baseados na sua persona, e não no concorrente, ou tirando da sua cabeça. E seu plano de escala vem a seguir para que você monte uma estratégia de topo, meio e _fundo de funil_ para atrair, se relacionar e converter sua audiência em clientes. **Mas isso é um papo para um outro artigo**. Sem a persona muito bem definida, sua estratégia pode estar indo por agua abaixo.

Me conta, **qual sua maior dificuldade?** Qual conteúdo você quer que eu compartilhe com você?

**Até o próximo artigo.**

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