GPS Brasília comscore

Você tem certeza que sabe qual o seu cliente?

De nada adianta produzir conteúdo diário no seu Blog, Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok, e-mails… se você não estudou a fundo quem é o seu **cliente ideal**. Graças ao bom Deus e a internet, hoje temos a oportunidade de **escolher** sim, **para quem queremos vender**. E isso é maravilhoso, afinal de contas, quem é que aguenta aquele cliente chato, totalmente fora do seu perfil?

Para que você possa **definir** o seu cliente ideal, existem algumas etapas práticas, e se a sua agência não fez nem metade disso, já é um **alerta**.

**Primeiro**, você deve fazer uma **pesquisa** on-line rápida, com pelo menos _uma centena de clientes_, perguntando alguns pontos como hábitos de compra, desejos de vida, quais os desafios desta pessoa, dores, costumes de rotina, sonhos, para que você _conheça em detalhes para quem você quer se comunicar_.

Com esses dados em mãos, você deve iniciar o **desenho da sua persona** ou avatar, nomes comuns dados ao cliente ideal, no **marketing digital**. A metodologia do **“Mapa da Empatia”** é uma simples e prática que eu gosto bastante, e você acha facilmente na internet.

![Foto: Georgia de Lotz/Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Cliente_Ideal_Foto_02_2c358276bd.jpg)

É de suma importância que você _envolva toda sua equipe_, para que tenha o sentimento de **pertencimento**, realizando um workshop com todos, em um momento de **estratégia**.

Além das respostas na pesquisa, você deve inserir _o que você realmente quer atrair no cliente ideal_. Você quer uma pessoa que goste de rock? Ou quer uma pessoa zen, que adore música para relaxar? Uma pessoa que ame vinhos, ou que adore estar em contato com a natureza? Qual o poder de compra e renda? São **detalhes** como esse que deveriam estar no mapa do cliente dos sonhos.

E este será um material muito rico para que você monte sua estratégia de escala. Pois se você tem **clareza** do seu cenário atual, e tem clareza de onde quer chegar, e em quanto tempo, esta jornada será repleta de estratégias para que você possa trazer pessoas parecidas com o seu mapa para consumir o seu produto ou serviço.

Depois de **desenhada, e validada com o seu time**, está na hora de montar seu plano de quais canais a sua persona se encontra, desde _on-line_ até _off-line_.

Quais redes sociais? Quais blogs ele frequenta, se frequenta grupos do facebook, quais influenciadores e perfis ele segue, em quais sites de compra costuma navegar, quais marcas consome e porque de cada marca. Ele frequenta clubes? Quais marcas e tipos de carro compra? Que tipo de viagem gosta de fazer? Com quem? Em qual período?

Com todos esses detalhes em mãos, é só você montar seu plano de comunicação, seu editorial de conteúdo, _extraindo os principais pilares_ baseados na sua persona, e não no concorrente, ou tirando da sua cabeça. E seu plano de escala vem a seguir para que você monte uma estratégia de topo, meio e _fundo de funil_ para atrair, se relacionar e converter sua audiência em clientes. **Mas isso é um papo para um outro artigo**. Sem a persona muito bem definida, sua estratégia pode estar indo por agua abaixo.

Me conta, **qual sua maior dificuldade?** Qual conteúdo você quer que eu compartilhe com você?

**Até o próximo artigo.**

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.