As buscas pela palavra dispararam 1.740% neste ano, de acordo com a Merriam-Webster, editora de dicionários mais antiga dos Estados Unidos. Com a tecnologia, muitas **expressões novas** apareceram. Palavras em outros idiomas têm sido cada vez mais usadas por jovens para expressarem situações ou ações.
_Gaslighting_ é o ato ou prática de manipular piscologicamente alguém, em que informações são distorcidas ou falsificadas em benefício de quem manipula a outra pessoa. A palavra é também bastante usada no contexto de situações de abuso em relacionamentos.
Tudo começou com dramaturgo brtitânico Patrick Hamilton. Ele escreveu em 1938 a peça **Gas Light** (luz a gás, em tradução literal). A peça que conta a história de um casal de classe média alta cujo relacionamento se baseia em mentiras e manipulações. O personagem principal Jack Manningham tenta convencer a esposa Bella de que ela está ficando louca. _O verbo em inglês gaslighting vem de uma das situações da peça. O marido rebate a constatação de Bella de que a luz a gás da casa está ficando mais fraca — diz que é tudo fruto da imaginação dela_.
A **Merriam-Webster** diz que o termo se refere principalmente à **manipulação psicológica**, mas seu uso moderno é impulsionado pelo _”grande aumento de canais e tecnologias usadas para enganar”_ as pessoas, especialmente em contextos pessoais e políticos.