GPS Brasília comscore

Você já ouviu falar nas chamadas ‘rugas do sono’?

Diferentemente das linhas causadas pelo tempo, as rugas de sono costumam ser mais difíceis de tratar
Foto: Freepik

Compartilhe:

As rugas do sono ou, também conhecida como ‘Sleep Lines’, são linhas finas e vincos que se formam na pele devido à pressão e atrito repetitivos durante o sono. Enquanto muitas pessoas associam rugas ao envelhecimento, as rugas do sono podem se desenvolver em qualquer idade, dependendo dos hábitos de sono e da postura durante o descanso noturno.

A principal causa das rugas do sono é a pressão constante que o rosto exerce contra o travesseiro, o colchão e até as mãos. Quando dormimos de lado ou de bruços, a pele do rosto fica sujeita a compressão, levando à formação dessas linhas indesejadas e a frequência de manter estas posições podem deixar as rugas definitivas com o tempo. Essas rugas são diferentes das rugas causadas pelo envelhecimento, que são geralmente mais profundas e permanentes.

Formatos e causas das rugas do sono:

  • Bochechas e nariz

As localizações das rugas do sono irão depender da posição em que o seu rosto tem no travesseiro e de qual lado você dorme. Nas bochechas, você poderá notar linhas verticais e diagonais na parte superior da bochecha perto das orelhas ou próximo à mandíbula. Mas não termina aí! Outra ruga muito comum e pouco desvendada por algumas pessoas é a ruga vertical que fica abaixo dos olhos e ao longo do nariz.

Foto: Reprodução/Equipe Mariana Corrêa
  • Queixo e olhos

Existem também as rugas no queixo e ao redor dos olhos. As rugas do queixo não são centralizadas, elas são diagonais e verticais. Já as rugas ao redor dos olhos, são semelhantes aos famosos “pés de galinha”, se formam ao redor dos olhos em um padrão vertical. Elas se formam ao redor dos olhos em um padrão vertical e “cruzam” os pés de galinha. Já os “pés de galinha” são rugas do envelhecimento, da perda do colágeno e das expressões faciais.

Foto: Reprodução/Equipe Mariana Corrêa
  • Testa

A testa é o local mais comum para as rugas do sono, especialmente em homens que tendem a pressionar a parte superior da cabeça ao travesseiro, enquanto as mulheres tendem a pressionar a parte inferior do rosto. As linhas causadas pelo sono nesta região também são verticais e cruzam as linhas de expressão da testa que costumamos tratar com Toxina Botulínica.

Foto: Reprodução/Equipe Mariana Corrêa
  • Colo

Embora as “rugas do sono” sejam mais comumente associadas ao rosto, o colo também pode ser afetado, especialmente se uma pessoa dormir de lado com frequência. Ao dormir de lado, o colo é comprimido entre o travesseiro e a posição do corpo, criando pressão e fricção na pele. Além disso, a pele do colo é mais fina e delicada em comparação com outras áreas do corpo, o que torna mais suscetível aos efeitos do envelhecimento.

Foto: Reprodução/Equipe Mariana Corrêa

 

Afinal, tem solução?

Considerar mudanças nos hábitos de sono, na posição ao dormir e na escolha de um travesseiro desempenham um papel fundamental na prevenção das rugas do sono. Dormir de costas é considerado a posição mais gentil para a pele da face, pois reduz a pressão sobre o rosto. Existem outras medidas que podem ser adotadas para minimizar seu impacto, como o estímulo de colágeno com bioestimulador e tecnologias e uso de cremes hidratantes.

Aliado aos cuidados dermocosméticos, a alimentação saudável e os tratamentos com bioestimuladores de colágeno, preenchedores, tecnologias e lasers contribuem para evitar essas marcas, seja de expressão ou por meio do sono com objetivo de gerenciar a sua jornada da pele.

Dicas para se prevenir das rugas do sono:

  • Correção da postura ao dormir, evitando dormir de lado
  • Travesseiros específicos
  • Cuidados Antienvelhecimento
  • Hidratação da pele
  • Sono de boa qualidade

E agora, como melhorar as rugas do sono?

  • Escolha de um profissional qualificado

Mas isso não quer dizer que o segredo se trata somente das tecnologias ou procedimentos adotados, mas também em quem os realiza e como os realiza. Se realizados erroneamente com protocolos ineficientes, pode-se obter um resultado que evidencie ainda mais suas queixas ou até corrobore para o surgimento de novas queixas.

O segredo está no profissional escolhido. Optar por um bom profissional vai muito além “só de agulhas”, mas que te trate com ciência, bom senso e elegância, com resultados seguros e satisfatórios, minimizando os riscos e até potenciais complicações. A escolha criteriosa de um médico Dermatologista qualificado, com formação comprovada na área, é um passo fundamental para assegurar que o procedimento seja realizado com técnicas corretas, habilidade, ética, elegância, naturalidade, eficiência, segurança e, principalmente, com protocolos individualizados que considerem as características únicas de cada paciente.

Foto: Reprodução/Equipe Mariana Corrêa

A Clínica Dermatológica Dra. Mariana Correa é referência internacional em Dermatologia Regenerativa e Integrativa com toda sua abordagem clínica focada em naturalidade e elegância e trata seus pacientes sempre, a partir de 4 pilares para rejuvenescimento facial e corporal, para que eles estejam sempre na sua melhor versão. São eles:

Até a evolução constante das tecnologias exige que os profissionais estejam atualizados e aptos a indicar e utilizar as ferramentas mais avançadas de forma segura, eficaz e trazendo os melhores resultados para o paciente. Isso não apenas impacta diretamente nos resultados, mas também na segurança do procedimento como um todo.

Um profissional de referência compreende a importância da ética profissional em estabelecer expectativas realistas com os pacientes, principalmente de que resultados elegantes e naturais vêm com um cuidado global e frequente, sem imediatismos. A honestidade e transparência na comunicação são fundamentais para a satisfação do paciente e o sucesso a longo prazo.

Faça boas escolhas! Compreenda que 50% dos resultados dos seus procedimentos dependem desta escolha. Considere as técnicas e referências para realizar procedimentos que transcendem os padrões estéticos convencionais. Essa escolha, que se estende a uma abordagem holística, está intrinsecamente ligada ao bem-estar e à realização pessoal do paciente.

Em resumo, as rugas do sono são uma preocupação estética que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade. Adotar boas práticas de sono, como dormir de costas e escolher o travesseiro certo, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento dessas rugas. No entanto, se já estiverem presentes, cuidados com a pele e mudanças nos hábitos de sono podem ser eficazes na redução da sua aparência.