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Você já comprou um vinho pelo rótulo?

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um livro pela capa. Um chocolate pela embalagem? Um artigo de cozinha pelo design arrojado? Com o vinho não é diferente. Há quem acredite que os rótulos das garrafas são como capas de livro: capazes de chamar a atenção para o que tem dentro da garrafa e conquistar o consumidor.

Vinhos divertidos, com rótulos coloridos, descolados e modernos vêm ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras. É cada vez mais comum esbarrar com um desses seja em mercados, lojas ou restaurantes. O objetivo é fisgar uma nova fatia de consumidores: os jovens.

Dois fenômenos de vendas aqui no Brasil, são o Porta 6 e o Julia Florista, ambos portugueses. O Porta 6, traz em seu rótulo divertido, uma retrata cena fiel de Lisboa, pintada pelo artista plástico Hauke Vagt. Com o Júlia Florista não é diferente, o vinho chamado de BBB, bom, bonito e barato, já caiu no gosto do brasiliense.

![Pipa e La Vache (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Pipa_e_La_Vache_Foto_Reproducao_7e92a73dd2.jpg)

O rótulo traz estampada uma fadista que cantava pelas ruas da velha Lisboa, em tascas e nas casas aristocráticas.

Outro português que vem conquistando seu espaço é o português Da Pipa.

Tanto a versão em tinto, que traz um blend: 40% Baga, 40% Touriga-Nacional e 20% Aragonez, quanto branco, composto pelas uvas Maria-Gomes (80%) e Bica (20%). Também comum rótulo bem descontraído, esses vinhos da região de Cantanhede em Portugal, prometem conquistar seu lugar no mercado, já que são uma excelente companhia para as refeições do dia-a-dia e chegam com preços acessíveis.

Um rótulo lindo, que encanta os consumidores, é o espanhol La Vache Espagnole. Da região de Jumila, o tinto é feito com 100% Tempranillo, é um vinho macio e encorpado com taninos suaves, bem fácil de agradar. Tem
também o branco, feito com a uva Macabeo. Daqueles vinhos para o dia-a-dia, bom para curtir uma piscina no fim de semana.

Tem ainda os franceses da linha Rabbit, como o Dirty Rabbit Petit Verdot, um vinho com notas de frutas vermelhas frescas e delicadas com predominância para morangos, cerejas além de especiarias que vai super bem com carnes vermelhas, risotos cremosos, pratos condimentados e queijos duros.

Da mesma vinícola, tem também o Mr. Rabbit Cabernet Sauvignon, um tinto da região do Languedoc com boa acidez, taninos marcantes e longa persistência e ainda o Mrs. Rabbit Pinot Noir, um vinho macio, redondo, fácil de beber.

Eu confesso que rótulos assim me fisgam. Já comprei muito vinhos por conta disso.

Para Rogério Santos, proprietário da DUE Brasília e há mais de 20 anos no mercado de bebidas, “a imagem ganha peso cada vez maior. O produto precisa chamar atenção do consumidor”, comenta. “Vivemos em tempos de mídias sociais a todo vapor e que o rótulo instagramável, capaz de gerar likes e comentários, está cada vez mais comum”, completa.

E você, qual desses rótulos vai abrir hoje para curtir com uma tábua de frios, queijos leves, antepastos e até mesmo assistindo um filme ou série em
casa?

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