Não, a temporada de ski ainda não acabou. Em alguns países da Europa, como Suíça, França e Itália, ainda há neve neste mês de março. Assim como em qualquer esporte, a prática de deslizar pelas montanhas pintadas de branco também guarda um vocabulário próprio.
Entre os termos que fazem parte do universo do ski está o uphilling. A prática, também chamada de skinning e alpine touring, nada mais é do que o ato de subir uma montanha em skis ou em uma prancha com equipamento especializado.
Os praticantes de uphilling devem seguir as rotas designadas para garantir a segurança, bem como uma série de estratégias e dicas. É preciso manter o ski próximo à neve e deslizar sobre a superfície para maximizar o uso eficiente de sua energia.

Foto: Unsplash
Confira algumas dicas para realizar a prática:
Manter a postura adequada é fundamental
É necessário o corpo ereto e centralizado sobre os skis para evitar tensão excessiva nos músculos. Uma leve flexão dos joelhos ajuda na adaptação em terrenos irregulares e a manter seu peso distribuído uniformemente. Evite inclinar-se muito para a frente.
Passadas curtas e deliberadas são primordiais
Uma passada mais longa pode parecer mais rápida, mas geralmente leva à fadiga. Ajuste o comprimento da passada de acordo com a inclinação do declive, mantendo os movimentos suaves e controlados.
Aplique uma pressão firme em cada passo
Evite inclinar os skis para os lados e mantenha-os planos sobre a superfície da neve para aumentar a aderência.
Os elevadores de calcanhar podem tornar as subidas íngremes muito mais fáceis
Ajuste os risers, ou elevadores de calcanhar, para elevar seus passes, reduzindo a tensão na panturrilha.
Os bastões atuam na manutenção da estabilidade e do ritmo
Coloque os bastões com firmeza ao andar. Os bastões ajustáveis são ideais para manter o equilíbrio e aumentar a eficiência.
Movimentar-se muito rapidamente pode levar à exaustão
Um ritmo consistente ajuda a conservar a energia. Concentre-se em movimentos eficientes e deliberados.
Escolha tecidos leves e que evitem o acúmulo de suor
A subida de ski gera calor corporal, portanto, é essencial usar camadas que absorvam a umidade. Escolha tecidos leves que evitem o acúmulo de suor.