GPS Brasília comscore

Vladimir Putin culpa o Ocidente pela guerra contra os ucranianos

**O presidente russo, Vladimir Putin, criticou o Ocidente em seu discurso anual sobre o estado da nação nesta terça-feira (21)**, em uma manifestação que deve lançar luz sobre como o Kremlin vê a guerra na Ucrânia, e definir o tom para o próximo ano. Putin frequentemente justifica a invasão do país vizinho acusando as nações ocidentais de ameaçarem a Rússia. **”Foram eles que começaram a guerra. E estamos usando a força para encerrá-la”**, disse, diante de legisladores, autoridades estatais e soldados que lutaram na Ucrânia.

**Embora a Constituição exija que o presidente faça o discurso anualmente, Putin não discursou em 2022, quando suas tropas invadiram a Ucrânia.** Agora, o discurso vem dias antes do primeiro aniversário da guerra, que acontece na sexta-feira (24). Antes do discurso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o líder russo se concentraria na “operação militar especial” na Ucrânia, na economia e nas questões sociais da Rússia. **Muitos observadores previram que a fala também abordaria as consequências de Moscou com o Ocidente** – e Putin começou com palavras fortes para esses países.

**O Ocidente está ciente de que “é impossível derrotar a Rússia no campo de batalha”, por isso lança “ataques de informação agressivos” ao “interpretar mal os fatos históricos”, atacando a cultura, a religião e os valores russos**, disse Putin no discurso transmitido por todas as TVs e canais estatais do país. Ele também afirmou que suas forças estão protegendo civis em regiões da Ucrânia que Moscou anexou ilegalmente desde então. **”Estamos defendendo a vida das pessoas, nossa casa”, alegou. “E o Ocidente está lutando por uma dominação ilimitada.”**

Neste ano, o Kremlin barrou a mídia de países “hostis”, cuja **lista inclui os EUA, o Reino Unido e a União Europeia**. Peskov disse que os jornalistas dessas nações poderiam cobrir o discurso assistindo à transmissão. **O presidente russo já havia adiado o discurso anual à nação antes: em 2017, quando a manifestação foi remarcada para o início de 2018.** No ano passado, o Kremlin também cancelou dois outros grandes eventos anuais – a coletiva de imprensa de Putin e uma tradicional maratona de telefonemas, em que as pessoas fazem perguntas ao presidente russo.

**Fora do tratado de armas nucleares**

Putin disse que **Moscou vai suspender sua participação no último grande tratado de controle de armas nucleares** entre os Estados Unidos e a Rússia, e que irá continuar a campanha militar de seu país na Ucrânia. As observações sobre o **Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (conhecido como New Start)**, em vigor desde 2011, foram feitas durante o discurso. “Eles querem nos dar uma derrota estratégica e estão se intrometendo em nossas instalações nucleares. Nesse contexto, devo declarar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Armas Ofensivas Estratégicas”, disse.

Por sua vez, **o presidente dos EUA, Joe Biden, deve fazer um discurso ainda nesta terça-feira (21) na Polônia**, um dia depois de oferecer apoio contínuo dos EUA à Ucrânia durante visita surpresa a Kiev. Em relatório enviado ao Congresso no mês passado, **o Departamento de Estado dos EUA concluiu que a Rússia já havia violado o tratado ao cortar armas nucleares de longo alcance, recusando-se a permitir inspeções no local** e rejeitando os pedidos de Washington para discutir suas preocupações. **(com Associated Press e Dow Jones Newswires)**

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.