GPS Brasília comscore

Vladimir Carvalho: GDF decreta luto oficial de três dias

O cineasta nascido em Itabaiana na Paraíba, morava em Brasília desde 1969

O cineasta Vladimir Carvalho faleceu nesta quinta-feira (24), aos 89 anos, e estava internado após sofrer um infarto no dia 5 de outubro. Após complicações renais, precisou ser submetido a hemodiálise e não resistiu ao tratamento. O velório deve ser realizado no Cine Brasília, nesta sexta-feira (25/10), ainda sem horário confirmado.

Vladimir era irmão do cineasta Walter Carvalho.Entre suas obras, que o posicionaram como representante do movimento Cinema Novo, destacam-se “O País de São Saruê” (1971), “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1991) e “Barra 68”, de 2000.

Em nota governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de três dias.

“Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir Carvalho dedicou sua arte a denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política.  Contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos cineastas, levou e enobreceu o nome de Brasília no cenário cultural internacional. Que Deus receba seu espírito e conforte os familiares e amigos”, disse Ibaneis. 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (IPHAN), Leandro Grass, destacou a importância do cineasta.

Tive o privilégio de compartilhar momentos recentes ao lado dele, discutindo o futuro do seu valioso acervo, sempre com o entusiasmo que o marcou. Nos últimos meses, vínhamos nos encontrando com frequência, já que o IPHAN, em parceria com a UFT, realizou o diagnóstico do seu acervo, um passo importante para a implementação da Cinemateca de Brasília. Vladimir estava animado e feliz, e em nossa última reunião, há pouco mais de um mês, demonstrava muita motivação com os novos rumos que estávamos tomando. 

Vladimir nos ajudou a enxergar Brasília em seu aspecto mais humano, reconhecendo a importância de quem trabalhou duro para erguer a cidade. Com sua criatividade, ele eternizou o valor da democracia e denunciou as tragédias da ditadura. Sua contribuição vai muito além do cinema, seu olhar revelou outras realidades, muitas vezes ignoradas, e projetou Brasília para o mundo de uma forma singular. Em sua homenagem, vamos seguir trabalhando para consolidar a Cinemateca de Brasília e ofertar sua obra a todo o povo brasileiro. Seu legado será eternamente lembrado.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF publicou nota de lamentação nas redes sociais:

“Vladimir Carvalho, um dos mais importantes nomes do cinema brasileiro. Um verdadeiro guardião da memória e da história do cinema brasiliense. Seu legado será eternamente lembrado por sua contribuição inestimável à cultura e ao audiovisual brasileiro. 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.