Vivo ou não? Cientistas descobrem ser que desafia os limites da vida

O novo organismo foi descoberto enquanto estudavam o genoma de uma criatura marinha

Pesquisadores da Universidade de Dalhousie, no Canadá, em parceria com cientistas japoneses, descobriram uma criatura misteriosa com características entre vírus e seres unicelulares. Em resumo, é um organismo com características de um ser vivo e um ser não vivo.

Vírus não são considerados seres vivos e o Sukunaarchaeum mirabile foi alocado no grupo arquea, microrganismos procariontes (seres unicelulares sem núcleo organizado). É também o integrante dos arquea com menor sequência genômica.

Mas, como os vírus, o ser recém descoberto necessita de um hospedeiro para realizar diversas atividades metabólicas. Dito isso, ele produz de forma autônoma seus ribossomos e RNA mensageiro.

Essa entidade tem empolgado os cientistas, dando uma maior compreensão sobre seres unicelulares, além de novas concepções das primeiras formas de vida, bem como do processo evolutivo.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI