GPS Brasília comscore

Viver o presente é arma contra ansiedade

**Preocupações, tensões, medos exagerados, insônia e falta de controle dos pensamentos** são alguns dos principais sintomas da ansiedade, um transtorno que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) **cresceu em torno de 25% durante os dois últimos anos**, impulsionado principalmente pelo quadro de saúde mundial e todas as incertezas trazidas por ele. Um cenário um tanto quanto preocupante para países como o Brasil, que antes mesmo da crise sanitária, já liderava o ranking global de casos, com **mais de 18 milhões de brasileiros** ansiosos ainda em 2019.

Embora seja considerado um **distúrbio** que demande acompanhamento médico e tratamento, especialmente em casos patológicos, quando limita a realização de **atividades** e tomadas de decisão diárias, as jornadas contínuas de autoconhecimento podem ser bastante benéficas no sentido de entender e aprender a contornar os **gatilhos** responsáveis por desencadear os episódios.

“_Se o passado é uma história escrita lá atrás e o futuro é algo que ainda não aconteceu e foge do nosso controle, ambos não passam de **ilusão**. Só o que existe é o aqui e agora, por mais tentador que seja nutrir essas ilusões, não há nada que possamos fazer a respeito. Treinar esse entendimento é essencial para a **autonomia** e **inovação emocional**. O excesso de apego ao passado ou ao futuro é um comportamento que fomenta doenças como a ansiedade e a depressão_”, comenta Heloísa Capelas, uma das mais reconhecidas especialistas em desenvolvimento do potencial humano e autora dos livros “Mapa da Felicidade”, “Perdão, a revolução que falta” e “Inovação Emocional”.

Ainda de acordo com Heloísa, em relação à ansiedade, enquanto não fincamos os pés no presente, permaneceremos sempre na **expectativa** do que virá e, por vezes, só conseguiremos pensar que o pior está prestes a acontecer; um comportamento bastante comum durante a **pandemia**, o que explica o aumento de casos do transtorno a nível global.

>“_A respiração consciente é um ótimo exercício para trabalhar a presença. Muitos pensamentos e **comportamentos** **inconscientes**, com essa prática simples, acabam se tornando claros, perceptíveis e acessíveis. Afinal, apenas nos tornamos capazes de mudar quando nos percebemos. A respiração consciente também nos permite ter o tempo necessário para tomar decisões efetivas e conscientes no lugar de respostas automáticas. Quando nos **autolideramos** dessa maneira e passamos a nos responsabilizar por nossas ações, conquistamos a autonomia emocional para superar todos os **desafios** que virão_”, complementa a especialista.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.