GPS Brasília comscore

Virose: como driblar desconfortos causados pela doença

Quem já teve vai concordar que **o diagnóstico “virose” é desolador**. Afinal, o efeito é geralmente avassalador para o corpo: diarreia, gases, inchaço abdominal, vômito, **mal-estar generalizado**. E no combo das viroses gastrointestinais, nenhum sintoma passa despercebido. E, a depender do vírus em questão, a imunidade sente o impacto a curto, médio e longo prazo.

“_Toda vez que a gente tem uma infecção viral, e quando esse equilíbrio é quebrado por um vírus mais patogênico ou por um vírus que acaba se multiplicando mais do que deveria, isso causa um estresse importante no sistema imunológico intestinal e a gente pode ter alterações de permeabilidade do intestino_”, explica a médica **especialista em gastroenterologia Denise de Carvalho**.

![Foto: Anthony Tran / Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anthony_tran_i_e_Pv9_Dxg7_U_unsplash_b260dec7dc.jpg)

A curto prazo, impera o **desconforto** e a possível **desidratação**, decorrente do excesso de líquidos eliminados. A médio prazo (período de dois a cinco dias), o organismo lida com a **dificuldade de absorção dos nutrientes**, que pode levar a quadros de baixa nos níveis de magnésio, sódio, potássio e outros minerais. E, a longo prazo, nas crianças, há a possibilidade do desenvolvimento da **síndrome inflamatória multissistêmica**.

Nesse momento, **cessar os movimentos do intestino** (que trabalha desordenado por conta da virose)** é o maior dos desejos** durante o quadro de disenteria. Mas, especialista afirma que **a solução não é a melhor a ser adotada**, “_isso porque o sintoma é uma reação do corpo que luta contra a infecção_”.

![Foto: Yasuo Takeuchi / Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/yasuo_takeuchi_vw_CBWU_4w_Hh_U_unsplash_a4e7625149.jpg)

A orientação é **investir na hidratação** para repor os líquidos e sais minerais. Caso não seja possível via oral, a opção é a reposição dos eletrólitos pela via intravenosa. Já a dor é passível de ser amenizada com o uso de **analgésicos e antiespasmódicos**, que reduzem os movimentos peristálticos.

**Tratamento complementar**

Para além do convencional soro caseiro ou de farmácia, os **suplementos alimentares são aliados na retomada do equilíbrio da microbiota intestinal**. Na prescrição para os pacientes, Denise Carvalho costuma investir em três substâncias que ela classifica como pouco óbvias neste cenário, embora tenham embasamento científico:

**- Glutamina:** ajuda, indiretamente, na imunidade, por conta do efeito sobre a permeabilidade intestinal
**- Creatina:** melhora a permeabilidade intestinal após infecções virais;
**- Melatonina:** reduz estresse oxidativo mitocondrial, favorecendo a recuperação da mitocôndria pós-infecção, agindo diretamente sobre a mucosa.

![Foto: Angel Sinigersky / Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/angel_sinigersky_T_Hdm_JFIBEI_8_unsplash_a090d95a14.jpg)

Denise, que também é professora do Puravida PRIME reforça, “_o uso da melatonina, nesses casos – como em outras patologias – deve ser feito à noite, para não interferir no ciclo circadiano_”. Ela explica que “_o sistema digestivo é muito importante para o relógio biológico, então o ideal é que a gente não o confunda_”, evitando criar mais problemas.

E **muita atenção!** Mesmo seguindo todas as recomendações para restabelecer o equilíbrio do organismo durante a passagem da virose, **os exercícios físicos devem ficar fora do _checklist_ do dia** enquanto os sintomas estiverem presentes. “_Cuidado com a atividade física nesse período. Primeiro, para não passar vergonha. Segundo, para não aumentar a isquemia desse sistema digestivo, diminuindo ainda mais a tensão de oxigênio sobre ele_”, alerta a especialista.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.