GPS Brasília comscore

Vinte clubes boicotam eleição da CBF e cobram reformas estruturais no futebol brasileiro

Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense estão entre os times que, a princípio, não apoiarão Xaud

Alguns dos principais clubes do futebol brasileiro anunciaram que não participarão da eleição presidencial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para este domingo (26), em protesto contra o atual modelo eleitoral da entidade. O grupo divulgou um manifesto sob o lema “Sem clube não há futebol”, no qual critica a falta de representatividade e cobra reformas estruturais na gestão do futebol nacional.

Entre os clubes que assinam o documento estão Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Internacional e Athletico-PR, além de equipes de diferentes regiões do País, como América-MG, Chapecoense, Fortaleza, Sport e Juventude. As agremiações pertencem majoritariamente à Liga Forte União (LFU), mas há também representantes da Libra, outro bloco econômico relevante do futebol brasileiro. Um dos destaques é a ausência do Palmeiras entre os signatários, apesar de integrar a Libra. A presidente Leila Pereira justificou a decisão alegando que o candidato único à presidência da CBF, Samir Xaud, defende pautas que o clube considera prioritárias, como governança e transparência.

O manifesto é um desdobramento do apoio anterior dado pelos clubes à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que acabou inviabilizada pelo apoio de 25 federações estaduais à chapa encabeçada por Xaud, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. Sem espaço para uma candidatura adversária, os clubes optaram pelo boicote e devem se abster da votação, mesmo com a permissão para voto remoto, uma alternativa oferecida pela CBF devido à rodada do Brasileirão marcada para o mesmo dia da eleição.

“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente”, afirma o comunicado.

O texto ainda ressalta que os clubes estão dispostos a dialogar com a nova gestão a partir da próxima semana para discutir mudanças profundas no modelo de governança da entidade.

 

Na última semana, os clubes divulgaram uma série de exigências à nova gestão da CBF, entre elas:

  • Revisão do colégio eleitoral e alteração do peso dos votos;
  • Participação obrigatória dos clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF;
  • Compromisso com a criação da Liga e reconhecimento das propriedades comerciais das Séries A e B como pertencentes aos clubes;
  • Reformulação das regras de governança, com poder executivo efetivo à Comissão Nacional de Clubes;
  • Profissionalização da arbitragem com dedicação exclusiva e treinamentos permanentes;
  • Aprovação conjunta do calendário do ciclo 2026–2030 entre CBF, Libra e LFU;
  • Apoio financeiro ampliado às Séries B, C, D e ao futebol feminino;
  • Estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro.

Apesar do clima de tensão, a eleição da CBF deve ocorrer sem novas intervenções judiciais. O atual presidente, Ednaldo Rodrigues, desistiu oficialmente de disputar o pleito após recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de adiar a votação. A Assembleia Geral Eleitoral está prevista para as 10h30 de domingo, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.