As vinícolas sempre foram um dos destinos turísticos mais buscados pelos apaixonados por vinhos, curiosos ou amantes de belas paisagens. O que vem mudando, de um tempo pra cá, é que muita gente tem trocado vinícolas estrangeiras pelas brasileiras, e o pacote de atrações inclui não apenas os passeios pelos vinhedos e degustação dos vinhos da casa, mas também restaurantes cada vez mais sofisticados, com menus harmonizados e até mesmo hospedagens.
Algumas ampliam ainda mais o pacote oferecendo museus e galerias de arte e acomodações que variam de pequenas pousadas exclusivas até sofisticados hotéis. Que tal começar por Brasília? Isso mesmo. A capital federal possui diversas vinícolas, excelentes programas e até mesmo pousada. Na Villa Triacca, que fica a pouco mais de 50 minutos do centro da cidade, tem restaurante, wine bar, degustação na Cave e até pousada.
Outro passeio próximo da cidade é o almoço na Ercoara, uma fazenda de vinhos e cordeiros. Lá, todos os finais de semana, tem passeio e almoço harmonizado em um cenário de tirar o fôlego com direito à brinde no pôr do sol.
Outra sugestão de passeio com direito à tour pelos vinhedos, almoço e wine bar, é Guaspari que está a pouco mais de duas horas da capital paulista. Dona de alguns dos rótulos nacionais mais premiados no exterior, a vinícola funciona com reservas e dá para ir, curtir e voltar no mesmo dia.
Para quem gosta do mundo do vinho e suas histórias fascinantes, não pode deixar de conhecer uma pequena vinícola de Garibaldi (RS), de dois jovens enólogos que estão dando o que falar. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi tocam a Tenuta Foppa & Ambrosi, a primeira vinícola brasileira a fazer vinhos no Napa Valley, na Califórnia.
Eles começaram produzindo 300 garrafas, fazendo a rotulagem em casa, manualmente, muitas vezes virando noite para poder entregar no dia seguinte. Mas a evolução do negócio foi rápida e hoje comandam um espaço não só de produção, mas com muito mais, como um ambiente propício à cultura do vinho, com visitação, degustações e experiências enogastronômicas.
Outra programação imperdível também no Sul, é o disputado Almoço Harmonizado da Cristofoli, que acontece em duas versões: no vinhedo, ao ar livre, ou no restaurante. A escolha é do visitante e deve ser feita antecipadamente. Brindando a primavera, estação em que a vinha está verdejante em pleno período de brotação dos cachos, a vinícola já está recebendo reservas para a experiência que harmoniza natureza, vinhos e espumantes e a gastronomia regional. A atração, ideal para quem quer sair do óbvio e escapar do agito, começa no feriado de 7 de setembro. E aí, gostou das dicas? Agora é só escolher uma delas e curtir!