Você sabia que, aqui em Brasília, a 15 km da rodoviária do Plano Piloto, existe uma vinícola? Sim, bem ali no setor de chácaras do Lago Norte. É o Vinhedo Lacustre, que tem um hectare de parreiras espalhados pelo terreno com vista para o Lago Paranoá.
Por estar dentro da cidade, o Lacustre é considerado uma vinícola urbana, diferente dos grandes vinhedos que geralmente estão em áreas mais afastadas.
A produção de vinhos por lá também é pequena, é a chamada Microvinificação, um processo que repete o passo-a-passo da vinificação tradicional de grandes volumes, porém em escala muito menor.
Para quem tem curiosidade e quer conhecer o local, eles oferecem curso básico de vinhos durante a semana, almoço no vinhedo, piquenique nos parreirais e visitação guiada nos finais de semana. Logo na chegada, o visitante é recebido pelo proprietário da chácara, Marcos Ritter ou pelo enólogo Carlos Sanabria, que produz os vinhos.
Após uma caminhada pelos parreirais de Merlot, Shiraz, Cabernet Sauvignon, entre outras, tem uma degustação onde são servidos os vinhos produzidos na casa e pães, queijos, castanhas e frios para acompanhar.
Em breve o local contará com um bistrô. Eu já fui e super recomendo. Até participei da produção do primeiro espumante tinto deles. Para participar de qualquer uma das opções, é necessário agendar com antecedência, e os valores variam de acordo com a opção escolhida.
Serviço
Vinhedo Lacustre
Local: Núcleo Rural Jerivá – Entrada “C Chácara 144.13 – Lago Norte
Agendamento: (61) 98145-9929
Instagram: @vinhedolacustre