GPS Brasília comscore

Vigilância Sanitária intensifica fiscalizações em pescados, às vésperas da Semana Santa

Mais de 900 estabelecimentos serão vistoriados

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF) deu continuidade à Operação Semana Santa, ação que pretende vistoriar mais de 900 estabelecimentos que comercializam pescados. Equipes visitam os locais que estão classificados como comércio atacadista ou peixarias na Junta Comercial do Distrito Federal.

O coordenador da operação, Allex de Melo Moraes, explica que a ação se alinha ao aumento do consumo de frutos do mar durante o feriado de Páscoa, expondo os consumidores a maiores riscos de contaminações físicas, químicas ou biológicas. “Vamos assegurar que cem por cento dos fornecedores oficiais e regulares de pescados passem pelo crivo da Vigilância Sanitária. O objetivo é garantir que esses produtos cheguem à população com maior qualidade e segurança”, reforça Moraes.

Ao todo, serão 910 estabelecimentos vistoriados até o feriado da Semana Santa. Além das visitas aos locais, núcleos de inspeção também vão supervisionar outros possíveis pontos de comercialização de pescados. No espectro da operação estão peixes, camarões, lagostas, lagostins e cefalópodes, como lulas e polvos.

Os auditores também observam ainda os aspectos sensoriais como olho, consistência da guelra e da própria carne. Ao comprar pescados, é preciso observar:

Em peixes: os olhos devem ser brilhantes e salientes; com brânquias entre a cor de rosa e o vermelho intenso; músculos fortemente aderidos aos ossos e de elasticidade marcante; e odores, sabores e cores de acordo com a espécie. Não pode: manchas, coloração distinta, sabores ou odores indesejáveis, carne excessivamente mole ou dura demais podem indicar sinais de decomposição ou rancificação;

Em camarões: devem apresentar aspecto geral brilhante e úmido; corpo em curvatura natural, rígida; carapaça bem aderente ao corpo; com coloração própria da espécie; olhos vivos e proeminentes. Não pode: apresentar pigmentação; odor amoniacal, sulfídrico, ranço; e sabor desagradável;

Em cefalópodes – como lulas e polvos:  pele lisa e úmida; olhos vivos, proeminentes nas órbitas; carne firme e elástica; odor próprio e característico da espécie; aspecto geral brilhante e úmido. Não pode: qualquer pigmentação estranha; sabor desagradável.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Uma boa saúde da mente envolve a maneira como pensamos, …

Com projeto assinado pelo Estúdio Campana, a experiência desembarca no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI