Vídeos captaram a queda de um avião comercial da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes. A aeronave caiu na manhã desta quarta-feira (25), na cidade de Aktau, no Cazaquistão. O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão afirma que pelo menos 38 pessoas morreram no acidente.
As últimas informações sobre as vítimas são da agência russa Interfax e foram confirmadas pelo vice-primeiro-ministro cazaque, Kanat Bozumbaev, que lidera uma comissão de investigação sobre o caso. Até a publicação desta matéria, os corpos de 30 pessoas haviam sido retirados dos destroços, e as buscas por cinco pessoas ainda não encontradas continuam. De acordo com Bozumbaev, os medicamentos necessários para tratar os sobreviventes foram disponibilizados e uma equipe de médicos especialistas foi enviada da capital cazaque, Astana, para Aktau.
Imagens mostram queda, sobreviventes e marcas estranhas
Ao mesmo tempo, vídeos nas redes sociais mostram o avião e passageiros momentos antes e logo após a queda. Em um deles, é possível observar que a aeronave enfrentava dificuldades para se manter estável antes de chocar-se com o solo.
o embraer 190 que caiu no cazaquistão com 72 pessoas a bordo não conseguia manter a altitude nem a direção. algo deu muito errado e os pilotos parecem ter brigado até o final
12 pessoas foram resgatadas com vida pic.twitter.com/tl3AdkcEOf
— Der Flecha 🌻 (@derflecha) December 25, 2024
Um outo vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um passageiro pouco antes da queda do avião. Ele foi um dos sobreviventes do acidente aéreo.
Um passageiro gravou os últimos momentos do voo que caiu hoje no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo. No final do vídeo podemos ver que o passageiro sobreviveu à queda. Podemos também observar que ele estava sentado na metade anterior da aeronave, que se desprendeu no impacto com… pic.twitter.com/FI8ySTifJJ
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 25, 2024
Um terceiro vídeo mostra marcas na fuselagem que parecem com perfurações de tiros. No entanto, não há informações oficiais de ataques balísticos contra a aeronave.
Segundo a mídia, pássaro teria provocado a queda do E190 no Cazaquistão.
Provavelmente um pica-pau. pic.twitter.com/3SOvh9p1uj— Tio Zinho 𝕏 (@TiozinhoMax) December 25, 2024
O Embraer 190, de matrícula J2-8243, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia. A Azerbaijan Airlines confirmou que o avião foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia. “Informações adicionais sobre o incidente serão fornecidas ao público”, diz nota da empresa aérea.
Informações preliminares indicaram que os pilotos desviaram para Aktau após um choque com pássaros levar a uma emergência a bordo, de acordo com a agência de notícias estatal da Rússia, RIA Novosti, citando a autoridade de aviação civil da Rússia, Rosaviatsia.
Já o site de monitoramento Flighradar24 indicou “forte interferência no GPS” da aeronave, e mostrou que o avião fez uma espécie de “oito deitado” ao se aproximar do aeroporto em Aktau, com sua altitude oscilando antes de atingir o solo. Fabricante do avião, a Embraer afirmou estar “profundamente triste” com a ocorrência e acompanhar de perto a situação. “Seguimos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, reforçou a companhia, em nota. (Com agências internacionais)