GPS Brasília comscore

Vídeo raro de 2002 mostra Roriz com promessa de expansão do metrô para Taguatinga, Samambaia e Plano

Registro de campanha resgatado nas redes sociais traz ex-governador percorrendo Ceilândia e anunciando obras de mobilidade

Um vídeo resgatado e publicado nesta segunda-feira (28), por um perfil nas redes sociais, trouxe à tona uma lembrança da campanha que garantiu a última vitória do ex-governador Joaquim Roriz (1936–2018) ao Palácio do Buriti.

Exibido originalmente em 2002, o material foi produzido para o horário eleitoral da época e é protagonizado pelo político durante um trajeto por Ceilândia para anunciar a expansão das linhas do metrô até outras regiões administrativas. O carro era conduzido pela apresentadora Mônica Nóbrega, comunicadora já conhecida na cidade.

Além de Roriz,  a então candidata a vice na chapa, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que era deputada federal, também acabou vitoriosa no pleito mencionado, o que a tornou, três anos após, a primeira mulher a assumir oficialmente o Palácio do Buriti. O fato ocorreu após o político renunciar a cadeira do Executivo local para disputar o Senado Federal.

Naquela época, Roriz foi eleito, mas perdeu o cargo após ter sido alvo de um escândalo nacional envolvendo a venda de uma “bezerra” por um valor milionário. Desde aquele período exitoso, o ex-governador não conquistou mais nenhum mandato eletivo.

Da mesma forma, Abadia foi derrotada por José Roberto Arruda (então PL) em 2006 para o comando do GDF. Apesar do adversário ter sido afastado e preso pela operação Caixa de Pandora, ela também não retornou a nenhum mandato nas eleições seguintes.

No vídeo recuperado, Abadia endossava a promessa de Roriz para melhorar mobilidade urbana em Ceilândia, cidade que fundou e a qual administrou logo após a fundação.

“Hoje vejo com muita alegria o metrô chegar a Ceilândia. Porque vai significar melhoria para todos os trabalhadores das cidades. E posso garantir que, no governo Roriz, Ceilândia vai ganhar muito mais em obras, em escolas, centros de saúde, parques e programas sociais”, afirmou Abadia em determinado trecho do vídeo.

À época, a linha do metrô ainda dava seus primeiros passos operacionais no DF. A promessa de expansão para regiões como o Plano Piloto já era parte de discussões desde a década de 1990.

Para quem não se lembra, Joaquim Roriz foi governador do Distrito Federal por quatro mandatos, o político com mais tempo a conduzir o Executivo da Capital Federal. Falecido em 2018, por falência múltipla de órgãos, ele ainda é lembrado como uma das figuras mais influentes da política brasiliense.

Após as filhas terem deixado de lado a política por complicações jurídicas, o ex-governador ainda mantém um herdeiro no tabuleiro local: Joaquim Roriz Neto (PL), filho da ex-deputada federal Jaqueline Roriz, tem mandato até o fim de 2026 como deputado distrital na Câmara Legislativa (CLDF).

Aliás, além da mãe dele, a Casa, da mesma forma, deu assento para a tia Liliane Roriz, por dois mandatos vitoriosos. Contudo, tanto Jaqueline quanto Liliane desistiram da vida pública após denúncias repercutidas pela imprensa.

Assista:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Histórias de Brasília (@historias_de_bsb)

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.