Em 2025, a Amazing Train Journeys, da Lonely Planet, incluiu no ranking das melhores viagens de trem do mundo o passeio de trem Serra do Mar Paranaense, que conecta Curitiba à histórica cidade de Morretes, no Paraná. Em tempos de busca por viagens e experiências mais autênticas e contemplativas, os passeios sob os trilhos voltaram a atrair olhares no Brasil.
Muito além do transporte, esses roteiros oferecem uma imersão na cultura, gastronomia e natureza de diferentes regiões, com trajetos que passam em meio à Mata Atlântica e ao Pantanal.
Conheça sete viagens de trem pelo Brasil:
Trem da Serra do Mar – Curitiba a Morretes (PR)
Considerado um dos passeios ferroviários mais bonitos do mundo, o trem parte de Curitiba e desce a Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes. Durante as cerca de quatro horas de viagem, o passageiro contempla montanhas, pontes, túneis e cachoeiras da Mata Atlântica. Ao fim do passeio, vale saborear o famoso barreado, prato típico paranaense.
Trem do Corcovado – Rio de Janeiro (RJ)
Um dos mais icônicos passeios ferroviários do País liga o bairro do Cosme Velho ao alto do Corcovado, onde está o Cristo Redentor. Inaugurado por Dom Pedro II em 1884, foi o primeiro trem elétrico do Brasil. Em apenas 20 minutos, percorre 3,8 km em meio à vegetação exuberante do Parque Nacional da Tijuca, com vistas panorâmicas da cidade maravilhosa.

Foto: divulgação
Trem do Vinho – Bento Gonçalves a Carlos Barbosa (RS)
Na Serra Gaúcha, o Trem do Vinho leva os visitantes por 23 km de paisagens de vinhedos e cultura italiana. Ao som de músicas típicas, há degustações de vinhos, espumantes e sucos regionais durante a viagem. O passeio ainda inclui visitas a vinícolas e atrações culturais da região de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Foto: divulgação
Trem das Águas – São Lourenço a Soledade de Minas (MG)
Operado por uma locomotiva a vapor de 1927, esse passeio cruza as paisagens da Serra da Mantiqueira por 20 km (ida e volta), passando por pontes, rios e estações históricas. É ideal para quem busca uma experiência familiar e bucólica, com charme do interior mineiro.

Foto: divulgação
Maria Fumaça – Tiradentes a São João del-Rei (MG)
Outro clássico de Minas Gerais, essa viagem dura cerca de 40 minutos e liga duas joias do barroco brasileiro. A locomotiva a vapor percorre 12 km em trilhos centenários, em um passeio que inclui visita ao Museu Ferroviário em São João del-Rei, além de um mergulho na história, na arquitetura e na culinária das cidades históricas.

Foto: divulgação
Trem do Pantanal – Campo Grande a Miranda ou Corumbá (MS)
Uma das viagens mais selvagens do País, o Trem do Pantanal oferece vistas privilegiadas da fauna e flora pantaneiras. Araras, capivaras, jacarés e tuiuiús podem ser vistos ao longo dos 220 km de percurso. A experiência pode durar até oito horas, com paradas em fazendas e passeios de ecoturismo, dependendo do operador.

Foto: divulgação
Expresso Turístico – Estação da Luz a Paranapiacaba (SP)
Ideal para um bate-volta a partir de São Paulo, esse trem turístico da CPTM liga a Estação da Luz ao charmoso vilarejo de Paranapiacaba, fundado por ingleses no século XIX. A neblina constante, o casarão histórico e as trilhas ecológicas compõem o cenário único. Também há rotas para Mogi das Cruzes e Jundiaí.

Foto: divulgação
Além dessas, existem ainda diversas outras rotas, como:
- Trem da Serra da Mantiqueira: Passa Quatro a Coronel Fulgêncio (MG);
- Trem da Vale: Ouro Preto a Mariana (MG);
- Campos do Jordão a Pindamonhangaba (SP);
- Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES);
- Trem das Termas: Piratuba (SC) a Marcelino Ramos (RS);
- Trem do Vale Europeu: Apiúna (SC);
- Trem do Forró: Recife a Cabo de Santo Agostinho (PE);
- Great Brazil Express;
- Expresso Classique.