GPS Brasília comscore

Viagem na Via Láctea é a nova atração do Planetário de Brasília

Projeto com programação gratuita une simulador imersivo, fotos da NASA e acessibilidade estreia na quarta-feira (22)

Já pensou em embarcar em uma viagem pelo sistema solar, explorando planetas, estrelas e os mistérios do universo? A partir da próxima quarta-feira (22), o Planetário de Brasília estreia a exposição interativa Viagem na Via Láctea, uma experiência gratuita que une ciência, tecnologia e inclusão. Com simuladores imersivos, fotografias assinadas pela  NASA e atrações acessíveis, o projeto tem como intuito promover aos visitantes uma jornada pelo cosmos, despertando a curiosidade em relação ao universo. 

Entre as atividades de maior destaque, está o simulador imersivo, que utiliza tecnologia de realidade virtual para transportar os visitantes aos planetas, luas e outros corpos celestes. A experiência comporta até seis pessoas por vez e tem duração de cinco minutos. Outro destaque da programação é a exposição interativa e educativa, composta por 28 fotografias do sistema solar provenientes do acervo da NASA. O material está distribuído em 15 totens ecológicos alimentados por energia solar.

Viagem na Via Láctea é a nova atração do Planetário de Brasília

Segundo Melissa Viana, curadora da iniciativa, o projeto tem como objetivo ampliar o acesso à Astronomia de forma lúdica e inclusiva. “Queremos tornar a Astronomia acessível, encantando o público com a grandiosidade do universo e despertando a curiosidade de forma inclusiva e sustentável. É uma oportunidade única para aprender e se conectar com o cosmos sem sair de Brasília”, destaca

O projeto, realizado pelo Instituto Organizacional Federal (IOF) em parceria com o Instituto Pra Vida e com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), foi  planejado para garantir acessibilidade plena. A estrutura oferece narração e legendas adaptadas para deficientes visuais e auditivos, além de um ambiente preparado para atender cadeirantes, promovendo inclusão em todas as atividades.

Dividida em duas fases, a experiência tem início em 22 de janeiro e segue até 23 de março, com o simulador imersivo e a exposição fotográfica da NASA como atrações principais. Nos últimos 30 dias, a exposição continuará aberta ao público como destaque. Com classificação indicativa livre, o projeto espera receber cerca de 20 mil visitantes, entre estudantes, educadores, famílias e entusiastas da astronomia.

Serviço

Viagem na Via Láctea

Data: de 22 de janeiro a 22 de abril de 2025

Local: Planetário de Brasília – área externa

Horário: 13h às 19h (simulador) e 24h (exposição)

Classificação indicativa: livre

Entrada: gratuita

 

Veja também

Embora o consumo excessivo de álcool seja prejudicial, algumas opções …

Muitas vezes, colocamos trabalho, família e outras questões em primeiro …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI