Nos dias que antecedem uma viagem de avião, o turista precisa se atentar a uma série de fatores. Os documentos necessários, os itens que não podem ficar de fora das malas e as vacinas obrigatórias em certos destinos são apenas alguns pontos de atenção para os passageiros.
O que pode ou não levar na bagagem de mão também faz parte desse processo que antecipa o embarque. Em trajetos nacionais e internacionais, essas normas também podem variar e até os viajantes mais assíduos podem esquecer de algumas delas.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro tem direito a levar até 10 kg de bagagem de mão sem qualquer custo adicional. Por outro lado, as companhias podem estabelecer limites para altura, largura e comprimento da bagagem.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informa que o mais comum é que a bagagem de mão tenha as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm x 35 cm x 25 cm. Dois exemplos de companhias que seguem essas medidas são a Azul e a Latam.
Em relação ao artigo pessoal, que deve ser acomodado abaixo do assento à sua frente, o limite máximo é de até 105 cm (somando todos os lados), sem restrição de peso, também seguindo as normas da Azul.
A Anac orienta que eletrônicos, objetos de valor e itens delicados sejam guardados na mochila ou na bolsa pessoal, já que pode ser necessário despachar a bagagem de mão para o porão da aeronave no momento do embarque.
Objetos cortantes, produtos inflamáveis, explosíveis e outros objetos classificados como artigos perigosos são proibidos pela Anac. Confira quais são os outros itens:
- Objetos cortantes ou pontiagudos: facas, tesouras com lâminas superiores a 6 cm, estiletes, canivetes e similares;
- Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis: explosivos, munições, fogos de artifício, líquidos inflamáveis e aerossóis inflamáveis;
- Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos: cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos e venenos.
E os líquidos?
Em voos internacionais, frascos com capacidade superior a 100 ml não são permitidos. Líquidos, géis e pastas devem ser transportados em embalagens transparentes de até um litro, com recipientes individuais de até 100 ml, e precisam ser apresentados separadamente da bagagem na inspeção por raios-X.
Já em viagens nacionais, cada passageiro pode levar até cinco litros em recipientes de até um litro. Ainda, as bebidas com teor alcoólico de até 24% não têm restrições.
Medicamentos
Apesar de permitir o transporte de medicamentos na bagagem de mão, a Anac estabelece algumas regras:
- Medicamentos com prescrição médica devem ser transportados com a receita correspondente, principalmente os controlados, e apresentados na inspeção de segurança;
- Medicamentos líquidos podem ser transportados sem restrições se tiverem até 100 ml;
- Medicamentos líquidos com mais de 100 ml devem ser acompanhados da receita médica em nome do passageiro e no idioma do país de origem;
- Medicamentos não líquidos podem ser levados em bagagens despachadas ou de mão, sem necessidade de passar pelo raio-X;
- Seringas e agulhas são permitidas em bagagens despachadas ou de mão.
Mas vale ressaltar que alguns países podem ter regulamentações específicas em relação aos remédios.
Cigarros
Não há regulamento específico em relação ao cigarro, já que é considerado item pessoal e é permitido em voos nacionais e internacionais. Ainda, de acordo com a Gol, os cigarros eletrônicos também podem ser transportados na mala de mão.
Plantas
A Latam informa que os órgãos estatais restringem a entrada de animais, plantas, sementes, produtos agrotóxicos e determinados alimentos sem autorização ou certificado sanitário.
De forma geral, o que pode levar na bagagem de mão?
- Lâminas de barbear descartáveis, assim como cortador de unha e kit costura próprio para viagens;
- Alicate de unha e de cutícula são liberados, mas as tesourinhas de não podem ultrapassar os seis cm de lâmina. Contudo, a acetona, por ser inflamável, é proibida, enquanto lixas de unha e esmaltes podem ir na bagagem de mão;
- Kit básico de higiene.
A Gol disponibilizou em seu site um vídeo com um guia de bagagem. Confira: