GPS Brasília comscore

Viaduto do Sudoeste já está com sua pavimentação concluída

Pavimentação da obra foi concluída neste final de semana e faltam poucos detalhes para o fim da obra
Viaduto do Sudoeste asfaltado
A pavimentação do Viaduto do Sudoeste, obra foi concluída no fim de semana. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Compartilhe:

O Viaduto Luiz Carlos Botelho, no Sudoeste, está com sua pavimentação concluída. Estão sendo executados os serviços de instalação de meios-fios, bocas de lobo, sinalização horizontal e vertical, calçadas, iluminação pública e o plantio de grama. Com investimentos de R$ 24,6 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a obra viária vai beneficiar cerca de 25 mil motoristas diariamente.

A pavimentação foi finalizada neste fim de semana, contabilizando a aplicação de massa asfáltica e concreto em sete quilômetros lineares. Paralelamente a esses serviços, as equipes contratadas trabalham na instalação de bocas de lobo. Serão instaladas 235 unidades, sendo que cerca de 200 já foram alocadas em pontos estratégicos para a drenagem de águas pluviais.

Também responsáveis pelo escoamento da água da chuva, a grama da espécie batatais está sendo plantada nos taludes da obra viária. Está previsto o plantio em aproximadamente 87 mil m². Essa vegetação tem papel importante ao evitar eventuais erosões dos paredões de terra que ladeiam as duas pistas do viaduto.

Dos 10.749,71 metros lineares previstos para a instalação de meios-fios, 9.136,65 já foram executados. Além disso, estão previstos 7.340 m² de calçada que margeiam as vias do Viaduto Luiz Carlos, sendo que aproximadamente 4 mil metros quadrados já foram concluídos.

O trabalho dos próximos dias vai incluir a sinalização horizontal e vertical, com o assentamento de 680 m² de placas pré-moldadas de concreto. A iluminação pública está a cargo da Companhia Energética de Brasília (CEB). Serão 164 novos postes de iluminação com luminárias de LED, com investimento de mais de R$ 1,2 milhão – recursos da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF.

“Agora a próxima liberação é a do viaduto inteiro para a população do Distrito Federal. Estamos agilizando para finalizar o que falta com a maior celeridade possível e que mais uma grande obra viária seja concluída nos próximos dias”, afirmou o engenheiro civil da Secretaria de Obras do DF e fiscal da obra, Carlos Magno.