O governador Ibaneis Rocha inaugurou, neste sábado (1º), o viaduto de Sobradinho, que recebeu o nome de Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci. O elevado, de 1,2 km de extensão, foi erguido às margens da BR-020, na altura do Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo.
“Era um pedido muito grande da população, e nós incluímos isso no nosso plano de governo com a certeza de que estaríamos beneficiando toda a população da região Norte. Quantas vezes saímos daqui para chegar a Planaltina e demoramos uma hora e meia, duas horas? Fizemos primeiro o Complexo Viário Joaquim Roriz, que facilitou a vida de milhares de pessoas, e hoje estamos entregando a segunda parte dessa obra”, ressaltou o chefe do Executivo, durante a entrega.
Ibaneis Rocha também salientou o esforço conjunto que proporcionou a construção da estrutura. “Tenho que agradecer toda a classe política aqui do Distrito Federal que trabalha unida: deputados distritais, federais e senadores. Temos dado lição de política para o Brasil com essa união, e esse viaduto é a prova dessa união. [Reúne] emendas parlamentares, de deputados que nos ajudaram e nós colocamos a serviço da população. É o que os políticos têm de fazer”.
O governador aproveitou a ocasião para anunciar novas ações em prol da qualidade de vida da população. “Já fiz o compromisso, e o contrato já está assinado entre DER e Terracap para fazer a terceira via até Planaltina. Vamos fazer o viaduto de Planaltina e a DF-128 ligando até Brasilinha. A Saída Norte vai ser totalmente beneficiada”.
O Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e demandou investimento superior a R$ 33,2 milhões – recursos originários do orçamento do governo e de emenda parlamentar da bancada federal. Iniciada em fevereiro de 2022, a obra gerou 400 empregos diretos e indiretos. O homenageado foi um importante líder religioso, ex-deputado distrital e administrador regional de Sobradinho na década de 1980.
O elevado reduzirá o tempo de deslocamento de aproximadamente 70 mil motoristas que passam pelo local diariamente. O presidente do DER, Fauzi Nacfur, avalia que o complexo facilita o acesso de quem sai de Sobradinho em direção à BR-020 e evita os congestionamentos causados pelos retornos na via.
“A gente vinha com o Complexo Joaquim Roriz até a região de Sobradinho e esse ponto, especificamente, ficava com um nó no trânsito, porque os motoristas atravessavam por retornos. Com esses novos viadutos, sendo duas faixas vindo para Planaltina e duas voltando para Brasília, acabamos com o ponto de entroncamento. Aqui nós temos caminho para o Piauí, para Fortaleza [CE], para Formosa [GO], para a Chapada [dos Veadeiros]. Então, quando você resolve esse ponto, melhora a fluidez no trânsito de todos que por aqui passam”, lembrou Fauzi Nacfur.
Foram feitos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, muro de “terra armada”, obras complementares e ações de acessibilidade e urbanismo, além de uma passagem para pedestres. Em 23 de junho, foram liberadas as faixas de rolamento que passam por cima do viaduto, no sentido Plano Piloto. Agora, a outra via, no sentido Planaltina, também está aberta aos motoristas. Os dois viadutos contam com uma terceira faixa nos dois sentidos que, futuramente, será utilizada como passagem exclusiva para BRT – evitando a necessidade de alargamento.
Impacto
Com a liberação das faixas, a população ganha mais agilidade e segurança no deslocamento, conforme avalia o administrador regional de Sobradinho, Gutemberg Gomes. “Havia muitos acidentes aqui, vidas foram ceifadas, e a comunidade carecia disso também pela questão dos engarrafamentos e pelo trânsito em si. Esse é um momento ímpar para o desenvolvimento da cidade. Sobradinho é uma cidade grande, próspera, com muitas empresas, e muitas vezes, devido à dificuldade do trânsito, as pessoas não queriam acessar a cidade”, destacou
Na opinião da operadora de caixa Márcia dos Santos, de 35 anos, o novo viaduto será positivo não só para os motoristas, mas também para os pedestres. Ela trabalha em um estabelecimento próximo ao elevado e já presenciou acidentes de trânsito. “Vamos ter segurança para pegar ônibus aqui em frente”, comemorou.
A vendedora Fernanda Carvalho, 36 anos, comentou que o tempo de deslocamento deve ser reduzido. Antes de se mudar para Goiás, ela enfrentou longas horas de congestionamento para chegar ao centro de Brasília. “Demorava de uma hora e meia a duas horas para conseguir chegar ao trabalho, é um trânsito muito puxado. Acredito que esse viaduto vai ajudar muito a aliviar o fluxo de carros e fazer com que todos cheguem ao trabalho na hora certa”, avaliou.
Já o servidor público aposentado Luiz Ribeiro Filho, de 69 anos, ressaltou a importância do investimento para a qualidade de vida dos moradores. “O trânsito estava muito sufocado, e, com esse viaduto, vai melhorar bastante. Tinha muito engarrafamento, principalmente na via que vem de Planaltina”, afirma o morados de Sobradinho há quase 50 anos.