Max Verstappen conquistou o tricampeonato mundial de pilotos da Fórmula 1 com o segundo lugar na caótica corrida sprint do Grande Prêmio do Catar, que teve cinco abandonos, sendo um de Sérgio Pérez, que facilitou ainda mais a vida do seu companheiro de equipe. Oscar Piastri conquistou a primeira vitória do ano para a McLaren, apesar de ser sprint. Lando Norris terminou em terceiro.
Com os sete pontos conquistados neste sábado (7), Verstappen não pode mais ser ultrapassado por seus rivais e confirmou o terceiro título consecutivo da Fórmula 1. O belga chegou aos 407 pontos, contra 223 de Pérez. Em terceiro, Hamilton tem 194.
Com o título, Max Verstappen entrou ao seleto grupo de tricampeões, que conta com os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, o britânico Jackie Stewart, o australiano Jack Brabham e o austríaco Niki Lauda.
Disputa tumultuada
A largada da corrida sprint do GP do Catar foi eletrizante. Oscar Piastri largou muito bem e conseguiu manter o primeiro lugar, com George Russell e Carlos Sainz em sua cola. Max Verstappen não teve a mesma sorte e caiu para o quinto lugar. Pior ainda para Lando Norris, que foi para sexto. A primeira volta ficou marcada também pelo abandono de Liam Lawson. O piloto da Alpha Tauri rodou, saiu da pista e não conseguiu retornar. O erro fez com que o safety car fosse acionado.
Quando o carro de segurança deixou a pista, Russell não permitiu que Piastri respirasse e fez uma linda ultrapassagem para assumir a liderança, segundos antes de Logan Sargeant ir para brita. Com isso, o safety car foi acionado pela segunda vez. A corrida recomeçou na sétima volta com uma briga intensa do australiano com Carlos Sainz.
Desta vez Piastri fechou as portas e não permitiu a ultrapassagem. Charles Leclerc não conseguiu fazer o mesmo em briga com Verstappen e acabou cedendo o quarto lugar ao holandês, que não demorou para também deixar Sainz na saudade. Russell, que liderava com boa vantagem em relação a Piastri, fez o uso do pneu macio, que viu o médio sobressair a partir da décima volta. O australiano apostou no composto médio e recuperou o primeiro lugar, bem no momento em que Ocon colidiu com Pérez e Hulkenberg. Os três abandonaram.
Após o terceiro safety car, a corrida foi retomada com cinco voltas para o fim. Com os pneus desgastados, Russell não conseguiu fazer páreo a Verstappen e foi facilmente ultrapassado pelo holandês, que não conseguiu ameaçar Piastri. O australiano, pela primeira vez na carreira, terminou uma corrida no lugar mais alto do pódio. Seu companheiro de equipe, Lando Norris ainda conseguiu a ultrapassagem em cima de Russell e ficou em terceiro. Destaque também para Lewis Hamilton. O britânico encavalou ultrapassagens no fim e conseguiu terminar em quinto lugar.