Com 41 285 km² e aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, a Suíça faz fronteira com quatro países europeus: França, Itália, Alemanha e Áustria. E, apesar da facilidade de se conhecer, além do território suíço, os estados fronteiriços, é aconselhável que se faça uma viagem mais longa no país do chocolate, afinal, não é só de inverno que vive o turismo suíço. Apesar de o estado ser conhecido por seus nevados alpes, o verão, que vai de abril a setembro no território, também tem muito a oferecer aos turistas que realmente desejam conhecer o local.
A dica é da própria Embaixada da Suíça no Brasil, que na última quarta-feira, 16, realizou o ‘Switzerland Travel Experience’. A representação ofereceu à imprensa e para alguns membros da sociedade uma noite de queijos e vinhos. O objetivo foi apresentar o melhor que o país tem no verão, mas também ressaltar as belezas que as terras, também, dos relógios e canivetes, oferecem no inverno.
O foco foram os turistas brasileiros interessados em viagens surpreendentes, onde há espaço para aventuras, mas também descanso em meio aos vilarejos 100% preservados ecologicamente.
“Passamos o dia com representantes do turismo suíço na embaixada. O turista brasileiro gosta muito da Suíça, mas ainda há potencial muito grande para mais. Por isso, queremos mais brasileiros no meu país e, assim, seguir a nossa parceira [Brasil-Suíça]”, afirmou o embaixador Pietro Lazzeri sobre o evento.
O verão suíço
Com dias que podem chegar a 32ºC, o verão na Suíça apresenta-se surpreendente para quem pensa que é um país totalmente gelado. Com paisagens paradisíacas, no estado é possível viver as duas realidades: um dia em um lago cristalino sob o sol e, em seguida, uma passadinha nos alpes que, devido à altitude sempre tem neve.
“A Suíça se consolida muito bem no verão também, [além do inverno]. No início, era muito vinculada ao skiing, como paradigma cultura, como também ao chocolate. Mas já algum tempo, temos trabalhado para conquistar a ideia de que no verão o país reúne dois tipos de paisagem: os alpes, onde nos cumes sempre têm neve, e no meio da montanha um verde maravilhoso. É inusitado pensar que em meio ao verão europeu é possível tocar na neve. São surpresas que chamam atenção do turista”, afirma Vanda Catão, gerente de marketing de vendas na Lucerne Tourism & Titlis Engelberg.
Monte Titlis
Outra atração, que fica há menos de 1h de Lucerna é o Titlis Parque de Aventura, onde, no verão, é possível fazer inúmeras trilhas, mountain biking, remo, patinetes e a famosa tirolesa Trübsee Flyer, que é possível voar 500 metros pela tirolesa do Trübsee Alpine Lodge até o lago. Por lá também tem o primeiro bondinho giratório do mundo, gira 360 graus durante um passeio de cinco minutos proporcionando exuberantes paisagens das rochas, geleiras e picos de montanhas.
Arte, festivais e cultura
Do Zurique Film Festival às apresentações de artistas de rua, a vida cultural suíça é animada e diversa. E não só de música clássica e jazz vivem os artistas, há diversidade nos estilos musicais. Quanto aos primeiros estilos musicais citados, o The Summer Stage, dá conta da proposta e traz os melhores artistas do ramo. Quando se populariza um pouco mais, é possível chegar ao Street Parade, com grandes artistas da música eletrônica.
Confira como foi o evento: