A partir de 15 de junho, Vera Holtz retorna aos palcos com o espetáculo Ficções, inspirado no best-seller Sapiens, do escritor israelense Yuval Harari. A peça é um monólogo em que a atriz discute a capacidade humana de criar e acreditar em ficções, e mesmo assim, como “donos do planeta”, por qual motivo ainda nos sentimos perdidos e sem direção?
A peça é idealizada pelo produtor Felipe H. Lima, que comprou os direitos do livro a fim de adaptá-lo para o teatro. “É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, indaga Felipe.
Adaptada por Rodrigo Portella, a peça originalmente seria montada a partir de pedaços do livro, mas no meio do caminho, enquanto o diretor lia o livro, foi decidido que seria mais original e interessante “construir uma dramaturgia a partir das premissas do Harari [o autor do livro]”.
“Em nenhum momento, no entanto, a gente quer dar conta do livro na peça. Na verdade, é um diálogo que a gente está estabelecendo com a obra”, enfatiza. “Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente”, explica.
Vera deleitou-se no roteiro recebido e encaixou-se na proposta de Rodrigo no sentido dessa comunicação e cocriação com o público. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada.”
As apresentações serão no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sempre de quinta (20h) a domingo (18h). De 15 de junho a 9 de julho.
SERVIÇO
Data: de 15 de junho a 09 de julho de 2023
Hora: de quinta a sábado, às 20h / domingo às 18h
Local: Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Ingresso: R$ 30,00 (inteira), e R$ 15 (a meia)
Confira algumas imagens do espetáculo: