Categories: Mundo

Venezuela rejeita relatório da ONU sobre eleições e sugere espionagem de funcionários

O governo de Nicolás Maduro repudiou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as recentes eleições na Venezuela, insinuando que poderia ter espionado os funcionários do órgão que acompanharam o processo eleitoral no país. A revelação foi feita em um comunicado emitido pela chancelaria venezuelana nesta terça-feira (13/8).

Segundo o governo venezuelano, os membros do painel eleitoral independente da ONU tiveram acesso total às diversas fases do processo eleitoral no país, permitindo-lhes “comprovar o excelente funcionamento do sistema venezuelano”. Em vista disso, Caracas classificou o relatório como “irresponsável” e uma “propaganda que serve aos interesses golpistas da extrema direita”, em resposta às críticas feitas pelo documento sobre a falta de transparência nas eleições.

Ainda no comunicado, o regime de Maduro destacou que os quatro especialistas da ONU, que monitoraram o pleito, mantiveram “contato direto” com funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

“Chama a atenção que, durante a estadia na Venezuela, os integrantes desse painel falso de especialistas tiveram contatos diretos com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, razão pela qual não há dúvida de que suas declarações são produto de instruções hostis deste órgão”, afirmou a chancelaria venezuelana.

Embora tenha insinuado que os especialistas da ONU foram observados de perto pelo governo durante sua permanência no país, o governo venezuelano não apresentou provas concretas de que essa comunicação com Washington tenha realmente ocorrido. Até o momento, a ONU não se pronunciou sobre as acusações feitas pelo regime de Maduro.

As tensões entre o governo venezuelano e a comunidade internacional seguem em alta, principalmente em torno das questões de transparência e legitimidade do processo eleitoral no país. A denúncia de espionagem, somada à rejeição do relatório da ONU, adiciona mais um capítulo controverso ao cenário político na Venezuela.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Câmara cria prêmio Eduardo Campos de excelência em gestão pública

Iniciativa homenageia o ex-governador pernambucano e reconhece ações na administração

2 horas ago

Exposição na Câmara destaca papel do Brasil na transição energética global

Evento destaca importância dos minerais críticos e estratégicos para o desenvolvimento sustentável

2 horas ago

Doenças cardiovasculares: especialistas alertam para riscos em períodos quentes

Altas temperaturas e baixa umidade elevam o perigo de infartos e AVCs

2 horas ago

Ministério da Saúde vai instituir comitê de emergência para mpox

Ministra Nísia Trindade diz que não há motivo de alarme, mas de alerta

2 horas ago

STF mantém validade de lei sobre investigação de acidentes aéreos

Corte entende que lei não impede investigação do MP e da polícia

3 horas ago

Lula e presidente da Colômbia discutem situação política da Venezuela

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador afastou da mediação em torno da crise venezuelana

6 horas ago