O **Brasília Trends Fashion Week** está de volta! Depois de uma pausa de dois anos em razão da pandemia, o evento que celebra a moda nacional e incentiva as produções brasilienses faz seu retorno nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro no **Dúnia City Hall**.
Realizado pelo Grupo Cirandinha, a edição do BTFW desse ano traz o tema **“Artesanato à prova de futuro”** e apresenta um conceito em moda que compreende o mercado em sua integralidade, transbordando o espaço das passarelas para estar presente também na arte, na música, na tecnologia e na vida dos indivíduos.
Serão 28 desfiles de marcas nacionais e locais que irão dividir espaço com palestras, oficinas, rodas de conversa, **exposição de arte**, artesanato, loja colaborativa, circuito de economia solidária, apresentações musicais, **gastronomia** e ações de inclusão social.
Para quem deseja aprender mais sobre o universo da Moda, haverão _workshops_ e palestras gratuitos trazendo discussões sobre os mais diversos assuntos que relacionam a moda com temas importantes da atualidade, envolvendo não só as tendências, mas também o **empreendedorismo** , profissionalização e mercado de trabalho. Moda sustentável, **branding pessoal** e até consultorias são alguns dos destaques da programação.
![Foto: Telmo Ximenes](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Edicao_anterior_Beasilia_Trends_FOTOS_Foto_Telmo_Ximenes_7_42df447073.JPG)
**Desfiles**
A marca Rosas do Cerrado fará um desfile com mulheres que passaram pelo câncer de mama, promovendo a visibilidade para esta causa e contemplando a beleza da superação e da força daquelas mulheres. A Amabrasilia trará um resumo do que foi o sucesso de seu desfile realizado às margens do Lago Paranoá.
A pernambucana 11 Negras apresenta nas passarelas um desfile estrelado por modelos negras. A música Aquarela do Brasil se torna fonte de inspiração para a coleção de moda praia da marca, com cores quentes, valorizando os traços e a cor da mulata brasileira em 15 looks produzidos pelas mulheres do Quilombo 11 Negras, como iniciativa para fomentar a economia local.
O Grupo Cirandinha fará o seu tão esperado desfile inclusivo com modelos com e sem deficiência, mostrando que a moda respeita a diversidade, além de lançar a sua coleção que foi feita em parceria com a marca Reserva@. A Fashion Campus, escola de moda de Brasília, encerra o desfile da sexta-feira no Brasília Trends com o conceito upcycling ou reutilização. Será uma reconstrução e ressignificação dos jeans em 20 looks na passarela, com desfile voltado para o público de 18 a 25 anos, em looks agêneros e plus size.
A grife Águas do Brasil traz para Brasília o desfile de moda praia que foi sucesso nas passarelas da última temporada em Milão. A moda indígena também estará presente, com o desfile da marca Aigo, da etnia Boe-bororo, pelas mãos da estilista Cristiany Boe-bororo. As peças apresentadas pela primeira vez em uma passarela, entre saias, camisetas e vestidos, são acompanhadas por acessórios feitos pela comunidade indígena situada no Noroeste, em Brasília. A cultura indígena e a vivência da etnia são as referências para o tema da coleção de dez looks, que conta com parte da matéria-prima proveniente de outras tribos do povo boe-bororo no Mato Grosso.
A marca Herdeiras do Brasil apresenta para o público uma coleção idealizada e costurada pelas mãos das alunas infantis do Estúdio Ponto Fashion. Já a Coopfashion também leva para a passarela o conceito upcycling, que preza pela moda sem desperdício de material e reciclagem.
Em desfile inédito, a marca ReVida, que é desenvolvida por ex-detentas do Instituto Travessia, de Pernambuco, apresenta uma coleção de acessórios com bolsas, colares, pulseiras e brincos feitos a partir de resíduos de jeans, que seriam descartados, de Toritama, em Pernambuco. Esse resíduo é coletado pela cooperativa Coopac e entregue às ex-detentas, que recebem a orientação e treinamento para transformar os materiais em peças. As embaixadas de Zâmbia e Camarões levam sua cultura para a passarela. O desfile Top Cufa leva o Baile de Favela para as passarelas com o melhor da moda street.
A programação contempla ainda marcas como Posala, Closet, Cia. do Lacre, Salomão Ferreti, Cria Brasília, Sasse, CRD Teens, entre outras. Todos os calçados desfilados ao longo das passarelas são apresentados por Eleni Costa, que é parceira do evento.
![Foto: Telmo Ximenes](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Edicao_anterior_Brasilia_Trends_FOTOS_Foto_Telmo_Ximenes_6_2cdd742d95.JPG)
**Rodas de Conversa e palestras**
Além da moda nas passarelas, o Brasília Trends Fashion Week também busca discutir questões importantes relacionadas ao mercado fashion, sempre de forma transversal a outras discussões em alta na sociedade. A programação de rodas de conversa, palestras e workshops abrange diferentes visões da moda. A participação é gratuita.
Entre os temas das conversas estão O desafio da Produção de Peças de Vestuário (Wos Rodrigues e Melissa Medeiros), Consultoria de Imagem e os Nichos de Mercado (Pollyana Ollifer e Marta Barbosa), Consultoria de Imagem e Colorimetria (Nina Stelatto e Marta Barbosa), Moda Sustentável (Wesley Netto, Mábel de Bonis, Simone Oliveira, Wos Rodrigues)l; Redes sociais e Moda (Victória Rocha e Camila Rebeca), Cultura de Moda no Brasil (Claudio Bull), Cool Hunting e Tendências de Moda (Kate Oliveira, Nina Stelatto), Mercado da Moda: Lojas Colaborativas (Lili Brasil), Fashion Law (Lorrane e Bruna Koop)
Também estão programados um Storytelling de criação de moda com Ivson Samabourque, workshop de Fotografia de Moda para Mídias Sociais com Michelle Bartlet, Consultoria de imagem para pessoas negras com Lorena Moraes, Moda Pet com Eliane Raye, Tendência da Moda e Inteligência Positiva com Flávia Soares, Branding Pessoal com Daiana Martins e workshop de Moda e Lifestyle com Shirley Pontes.
![Foto: Telmo Ximenes](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Edicao_anterior_Brasilia_Trends_FOTOS_Foto_Telmo_Ximenes_2_db05157c49.JPG)
**Rodas de Conversa e palestras**
Além da moda nas passarelas, o Brasília Trends Fashion Week também busca discutir questões importantes relacionadas ao mercado fashion, sempre de forma transversal a outras discussões em alta na sociedade. A programação de rodas de conversa, palestras e workshops abrange diferentes visões da moda. A participação é gratuita.
Entre os temas das conversas estão O desafio da Produção de Peças de Vestuário (Wos Rodrigues e Melissa Medeiros), Consultoria de Imagem e os Nichos de Mercado (Pollyana Ollifer e Marta Barbosa), Consultoria de Imagem e Colorimetria (Nina Stelatto e Marta Barbosa), Moda Sustentável (Wesley Netto, Mábel de Bonis, Simone Oliveira, Wos Rodrigues)l; Redes sociais e Moda (Victória Rocha e Camila Rebeca), Cultura de Moda no Brasil (Claudio Bull), Cool Hunting e Tendências de Moda (Kate Oliveira, Nina Stelatto), Mercado da Moda: Lojas Colaborativas (Lili Brasil), Fashion Law (Lorrane e Bruna Koop)
Também estão programados um Storytelling de criação de moda com Ivson Samabourque, workshop de Fotografia de Moda para Mídias Sociais com Michelle Bartlet, Consultoria de imagem para pessoas negras com Lorena Moraes, Moda Pet com Eliane Raye, Tendência da Moda e Inteligência Positiva com Flávia Soares, Branding Pessoal com Daiana Martins e workshop de Moda e Lifestyle com Shirley Pontes.
**Serviço**
**Brasília Trends 2022**
Local: Dúnia City Hall – QI 15, Lago Sul/DF
Dias: 25, 26 e 27 de novembro
Horário: A partir das 15h
Entrada por meio de um quilo de alimento não perecível que será doado para o programa Mesa Brasil do SESC-DF
www.brasiliatrends.com.br