GPS Brasília comscore

Veja quem são e quais as datas das próximas oitivas da CPI

Com o depoimento de **Fernando Sousa Oliveira**, ex-secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, nesta quinta-feira (2), a **Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa abriu o calendário de oitivas** programadas na primeira etapa das investigações dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Na próxima quinta-feira (9), os integrantes da comissão devem ouvir Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública que está preso por “_omissão dolosa_”, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A oitiva depende do aval do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pesa contra ele o fato de ter viajado de férias nas vésperas dos atos e não ter trabalhado para impedir a invasão contra as sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Além disso, foi encontrado na casa do ex-secretário uma minuta de golpe de Estado.

Além dele, Marília Alencar, ex-subsecretária de Inteligência da pasta, também deve estar nas próximas oitivas, já que o depoimento que estava previsto para esta quinta (2) precisou ser adiado.

Em declaração para a Polícia Federal, Alencar afirmou que a cúpula da Segurança tinha conhecimento sobre riscos dos atos do dia 8 de janeiro.

**Confira a data e quem é cada convocado:**

**Anderson Torres (dia 9 de fevereiro)** – Ex-secretário de Segurança e ex-ministro da Justiça; está preso desde o dia 14 de janeiro;

**Marília Alencar (dia 9 de fevereiro – previsão)** – Ex-subsecretária de Inteligência da SSP. Ela afirmou para a PF que a cúpula da secretaria tinha conhecimento de ameaças de invasões;

**Coronel Jorge Eduardo Naime (dia 16 de fevereiro)** – Ex-comandante de operações da PMDF. Grupo especial tem sido acusado de insubordinação por demorar a atender ordens da cúpula da Segurança;

**Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues (dia 16 de fevereiro)** – Ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (1º CPR) da PMDF. Em depoimento à Polícia Federal, o militar disse que o efetivo da corporação escalado para trabalhar no dia 8 de janeiro era “razoável para a segurança da manifestação”;

**Delegado Júlio Danilo de Souza (dia 23 de fevereiro)** – Ex-secretário de Segurança do DF, antecessor de Anderson Souza;

**Jorge Henrique da Silva Pinto (dia 23 de fevereiro)** – Tenente-coronel da PMDF;

**Fábio Augusto Vieira (dia 30 de fevereiro)** – Ex-comandante-geral da PMDF

![Captura da Web_24-2-2023_13405_.jpeg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Captura_da_Web_24_2_2023_13405_3a52a17a74.jpeg)
![Captura da Web_24-2-2023_134040_.jpeg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Captura_da_Web_24_2_2023_134040_93ea5e2664.jpeg)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Rótulos intensos e envolventes para harmonizar com pratos típicos da …

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.