GPS Brasília comscore

Veja os próximos passos após defesa de Bolsonaro prestar esclarecimentos a Moraes

Ministro do STF deverá esclarecer limites das medidas cautelares ainda nesta semana

Após prestar esclarecimentos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro argumentou que ele não descumpriu as medidas cautelares impostas, pois não tinha conhecimento explícito de que estava proibido de conceder entrevistas. Segundo os advogados, a restrição de manifestações públicas só teria sido especificada em despachos posteriores. A expectativa é que Moraes esclareça os limites das cautelares ainda nesta semana.

A controvérsia gira em torno da interpretação da proibição de uso de redes sociais. Em despacho recente, Moraes afirmou que a restrição se estende também a transmissões, retransmissões ou veiculações de áudios, vídeos e transcrições de falas de Bolsonaro em perfis de terceiros, o que gerou acusações de possível censura prévia. 

A defesa alega que o ex-presidente interrompeu o uso de suas redes e orientou aliados a não compartilharem conteúdos que envolvam sua imagem ou declarações. Mesmo assim, o ministro viu necessidade de explicações após a divulgação de imagens e falas de Bolsonaro na saída do Congresso. Como sinal de prudência, Bolsonaro já se comprometeu a manter silêncio até que o ministro esclareça o que exatamente está vedado em relação à sua comunicação.

Ministros do STF ouvidos sob reserva afirmaram que as medidas cautelares foram corretas, diante do contexto de uma operação considerada atentatória à soberania nacional. Contudo, alertaram que proibir a transcrição de entrevistas em redes sociais é impraticável e se aproxima de censura.

O ministro Luiz Fux avaliou que a restrição de acesso a redes poderia atentar contra o direito à expressão do réu. Fux foi vencido pelos demais membros da Primeira Turma do STF.

Antes de tomar nova decisão, Moraes pode solicitar parecer da Procuradoria-Geral da República. Enquanto isso, a defesa do ex-presidente insiste que ele não violou nenhuma ordem judicial, pois entrevistas não estariam proibidas de forma clara e prévia.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Após o sucesso em destinos de montanha no Hemisfério Norte, …

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.