A premiação do Oscar é um reconhecimento de produções aclamadas pelo público, mas tradicionalmente também deixa filmes bem cotados pelo caminho. Na edição de 2023, houve queridinhos do público que ficaram sem nenhuma estatueta, apesar do buzz alcançado entre os fãs. De qualquer forma, a indicação já é um bom sinal e quem é fã de cinema pode aproveitar a chancela da Academia para poder colocar esses filmes em sua lista de próximos a assistir. Fizemos uma lista para ajudar a quem quer prestigiar os filmes indicados ao Oscar. Confira:
Argentina, 1985
O já mundialmente conhecido ator Ricardo Darín é uma das atrações dessa obra, que concorreu à estatueta de melhor filme internacional. O julgamento de militares após a ditadura argentina é um cenário importante para um filme histórico. A produção mexeu com orgulho nacional, já que até o sete vezes melhor jogador do mundo, Lionel Messi, elogiou o filme e anunciou apoio para que o película conquistasse a Academia. Não deu, mas pode colocar na sua lista, porque o filme tem tudo para agradar a quem assistir.
Os Banshees de Inisherin
Imagina só: ser indicado a oito categorias, mas não levar nenhuma. Foi isso que aconteceu com Os Banshees de Inisherin. As indicações foram de melhor filme, melhor ator (Collin Farrell), melhor direção (Martin McDonagh), melhor montagem, melhor roteiro original, melhor trilha sonora, melhor atriz coadjuvante (Kerry Condon) e melhor ator coadjuvante (Barry Keoghan). Infelizmente para a equipe, nenhuma das estatuetas veio, mas o público pode desfrutar de um filme ambientado na Irlanda da década de 1920, em meio à guerra civil.
Elvis
O filme biográfico que retratou a vida de Elvis Presley, considerado o rei do rock, foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor ator (Austin Butler), melhor montagem, melhor som, melhor design de produção, melhor figurino, melhor maquiagem e penteados e melhor fotografia. O concorrente não conseguiu se sair vitorioso em nenhuma das categorias. Mesmo assim, vale a pena assistir porque Elvis é um ícone do século XX e a produção despertou curiosidade do público.
Os Fabelmans
Esse filme tem a grife de ter sido dirigido por Steven Spielberg, vencedor do Oscar pela Lista de Schindler (melhor diretor e melhor filme) e O Resgate do Soldado Ryan (melhor diretor). A trama retrata um jovem que se descobre cineasta e passa a abordar inclusive questões familiares. A obra é levemente inspirada na juventude de Spielberg. Apesar de não ter saído vencedor, é natural que desperte a curiosidade do público.
Red: Crescer é uma fera
Na categoria melhor animação, o vencedor foi Pinóquio por Guillermo Del Toro, um filme que já nasceu forte concorrente. Afinal, o produtor executivo já acumulava duas estatuetas por A Forma da Água (melhor filme e melhor direção). Entre os concorrentes, estava Red: Crescer é uma Fera, uma animação da Disney que retrata uma adolescente que se torna um panda vermelho quando fica nervosa. O resultado é um filme para toda a família que pode cativar muita gente. E o melhor, está disponível no Disney+.