A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), prendeu neste domingo (29) Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, suspeito de planejar um atentado em Brasília.
O homem, que é corretor de imóveis e natural de Fortaleza (CE), foi detido enquanto pegava carona em um caminhão na divisa entre os estados da Bahia e Goiás.
Imagens obtidas pelo portal GPS|Brasília registraram o momento da captura, realizada com o apoio fundamental de um dos helicópteros da corporação.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Monitoramento e investigações
A prisão foi possível após monitoramento realizado pelas equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da PCDF. Segundo as investigações, Lucas publicou ameaças em uma conta privada no Instagram.
Entre as mensagens divulgadas, ele afirmou que faria um “ataque cirúrgico” na capital federal e que a segurança pública do Distrito Federal deveria ser reforçada “em até 400 vezes”. Em outro trecho, ele mencionou que planejava “botar fogo” em Brasília.
Ainda de acordo com as postagens, Lucas alegou ter feito promessas a “uma garota” e a “uma série de pessoas”. Ele também indicou que só encerraria sua “missão” após concluir os objetivos mencionados.
A abordagem do suspeito foi registrada pelas equipes da Divisão de Operações Aéreas da PCDF, que mobilizou recursos terrestres e aéreos para efetuar a prisão.