Que a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas e trazer novas oportunidades de crescimento profissional, não é novidade. Com o passar dos anos são lançados no mercado quase diariamente aplicativos, objetos e plataformas contemporâneas. Uma das últimas, foi a Interior AI. Um programa que ajuda os usuários a gerar novos estilos e até novas funções para seus espaços interiores.
O seu funcionamento começa pela entrada de uma imagem 2D de um ambiente interno, seja encontrada na internet ou uma fotografia feita pelo usuário. Ele modifica a imagem para se adequar a um dos 16 estilos pré-selecionados, variando de minimalista, art nouveau ou biofílico a barroco ou cyberpunk. O programa também permite que os usuários selecionem uma função diferente para quarto, cozinha, home office, pátio externo ou até academia, gerando um espaço completamente novo.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/_be4cc54d34.jpg)
É considerado um grande avanço em relação a outras plataformas e tecnologias similares, ajudando os usuários a encontrar novas ideias e inspiração para melhorar suas casas. Se sites como o Pinterest permitem que as pessoas descubram novas ideias que podem ser implementadas em suas casas, tecnologias de aprendizado de máquina, como geradores de imagens de IA, podem preencher a lacuna e visualizar as intervenções no espaço real.
Os profissionais da área estão animados com a novidade. São desenvolvimento tecnológicos que ajudam áreas, como arquitetos e designers de interiores. Outros veem essas inovações como o avanço de suas ferramentas de trabalho, permitindo aprimorar seus processos e expandir suas fontes de inspiração.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/_7c34d85ed4.jpg)
As principais tarefas desempenhadas por arquitetos ou designers de interiores não são simplesmente encontrar ideias novas, mas também entender os espaços para os quais estão projetando, as restrições e as oportunidades. Significa escolher a melhor solução que se adeque a um conjunto complexo de critérios objetivos e subjetivos.
A plataforma Interior AI é desenvolvida por @levelsio, que também projetou This House Does Not Exist, outra plataforma que permite aos usuários gerar imagens de casas de arquitetura moderna. O site também permite que os usuários votem nas melhores imagens geradas ou vejam casas semelhantes clicando nas palavras-chave exibidas na parte inferior da tela.