Na noite da última terça-feira (12), a Embaixada de Portugal foi palco de um evento marcante para o cenário jornalístico brasiliense: a 18ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação. Sob o tema ‘O Dia em que o Jornalista Vira Notícia’, a premiação destacou a trajetória de profissionais que, ao invés de apenas relatarem os acontecimentos, se tornaram eles mesmos os protagonistas.
A solenidade foi marcada pela premiação do grupo GPS|Brasília, dos sócios Paula Santana, Rafael Badra, Eduardo Lira e Paulo Octávio, que recebeu o troféu de “melhor revista impressa” da capital (veja mais abaixo):
A homenageada deste ano foi a saudosa jornalista Dad Squarisi, editora de opinião do Correio Braziliense, falecida em agosto de 2023. Seu legado foi lembrado com emoção e respeito por colegas de profissão e personalidades presentes.
A recepção calorosa ficou a cargo do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, que abriu as portas da representação diplomática para celebrar a contribuição marcante dos jornalistas. A atmosfera elegante e aconchegante contou com um buffet impecável fornecido pela renomada Sweet Cake.
O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre jornalistas, personalidades do cenário empresarial e midiático de Brasília. A confraternização proporcionou um espaço para o encontro e a troca de experiências, fortalecendo os laços entre os profissionais que dedicam suas vidas a informar a sociedade. Confira todos os vencedores clicando aqui.
Um dos pontos altos da noite foi o espetáculo de música portuguesa, que transportou os presentes para um ambiente culturalmente enriquecedor. A harmonia das melodias e a energia contagiante da apresentação contribuíram para a atmosfera festiva.
O júri, pela primeira vez, teve mais mulheres do que homens e foi composto por figuras ilustres: Cristiane Damasceno, representante da OAB; a deputada distrital e procuradora especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF, Jane Klébia; a jurista e diretora jurídica do Senar Nacional, Eliziane Carvalho; a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro; o professor, jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Bastide Horbach; e o professor Bruno Nalon, docente de comunicação no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Uniceub e UniProjeção, desempenhou um papel crucial na seleção dos vencedores.
Premiação
O grupo GPS|Brasília foi premiado. A nossa revista, que circula há onze anos na capital, trazendo o que há de mais interessante no quadradinho em arte, turismo, lifestyle e política, foi condecorada como a melhor revista da cidade. Os sócios Paula Santana, Rafael Badra, Eduardo Lira e Paulo Octávio festejaram o título.
É a segunda vez que a revista GPS é reconhecida nessa categoria. “Quero agradecer a todo o nosso time e dizer que para a gente é uma alegria estarmos nesta premiação. O GPS | Brasília tem um olhar extremamente afetuoso com Brasília e nós fazemos o jornalismo raiz e propositivo. Acho que é por isso que a gente está aqui hoje, então quero agradecer imensamente a cada um de vocês”, disse Paula Santana, sócio-fundadora e diretora de Comunicação do grupo.
Veja os cliques da festa: