GPS Brasília comscore

Trump declara emergência nacional entre Estados Unidos e México

O republicano também repetiu na posse que pretende impor tarifas a países estrangeiros

Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira (20), como o 47º presidente dos Estados Unidos e voltou com promessas antigas e também novas. Ele voltou a alvejar imigrantes ilegais no país e reiterou a promessa de implementar uma ampla reforma do sistema de comércio internacional.

Trump repetiu que pretende impor tarifas a países estrangeiros com o objetivo de “enriquecer os americanos”, além de confirmar a criação de um Serviço de Receita Externa, órgão análogo à Receita Federal que buscará coletar os tributos cobrados sobre as importações. Para ele, esta medida irá trazer dinheiro estrangeiro para o Tesouro americano.

Sobre os imigrantes, ele prometeu decretar emergência nacional na fronteira com o México, afim de parar imediatamente o fluxo imigratório ilegal. Ele argumenta que cartéis de drogas serão designados como organizações terroristas estrangeiras. Para implantar a medida, tropas devem ser enviadas para a região para acabar com o que chama de “desastrosa invasão” do país. “Minha maior responsabilidade é proteger o país”, destacou.

Trump também irá declarar emergência nacional de energia para ampliar a produção americana com o objetivo de frear a inflação. O republicano prometeu completar a reserva estratégica de petróleo com o bordão “Drill, baby, drill!” (Vamos perfurar, baby).  A presidência promete que libertará o setor de energia dos Estados Unidos ao “acabar com as políticas de extremismo climático de Biden”, e cita uma retirada do Acordo de Paris como uma medida nesta sentido.

O canal do Panamá não ficou de fora do discurso, e disse que irá retomar o controle. Segundo o presidente, os panamenhos violam a neutralidade do canal ao cobrar preços maiores aos americanos. “E acima de tudo, a China está operando o Canal do Panamá e nós não o demos à China. Nós o demos ao Panamá. E nós o tomaremos de volta”, ressaltou o presidente ao discursar no Capitólio, em Washington D.C. Trump também anunciou, em sua fala, que mudará o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.

Presença do Brasil na posse

O presidente Lula não compareceu à posse, em seu lugar, a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti. O fato do ex-presidente Jair Bolsonaro não ter tido permissão para ir à posse causou alarde no Brasil e no mundo. Em seu lugar, deputados da direita brasileira e sua mulher, Michelle Bolsonaro,  foram a cerimônia. Bolsonaro afirmou que sofre perseguição no País.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que sente que a decisão de reter o passaporte de Bolsonaro é um tanto quanto contraditória, já que a justiça brasileira considera alguém inocente até que se prove o contrário. Nunes ainda apontou a incoerência de permitirem a ida de Bolsonaro para a posse de Javier Millei, na Argentina e não permitirem a ida para os Estados Unidos. 

Após a posse, o presidente Lula publicou, em suas redes sociais, cumprimentos ao chefe de estado americano: “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.”

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

Psicofobia vai muito além de comentários depreciativos. Ela é estrutural. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.