GPS Brasília comscore

Vaticano inicia processo de beatificação de Padre Cícero

Quem nunca ouviu o bordão **_“Padim Padi Ciço”_**, amplamente divulgado nos idos dos anos 80 no personagem **Zeca Diabo**, interpretado por Lima Duarte na novela global O Bem Amado. Pois bem, não se trata de uma história fictícia, e sim da referência a um dos mais importantes, senão o mais notório, sacerdote representante do agreste brasileiro. O Padre Cícero, eleito em 2001 **_”O Cearense do Século”_**.

E neste fim de semana, o **bispo da Diocese de Crato (CE), dom Magnus Henrique Lopes**, anunciou na manhã de sábado, durante uma grande romaria que se realiza anualmente em Juazeiro do Norte, que a **Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista**. Os milhares de fiéis presentes receberam o anúncio de dom Magnus euforicamente com uma salva de palmas e fogos.

>_”Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil. É com grande alegria que vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da **Santa Sé**, por determinação do **Santo Padre, o Papa Francisco**, uma carta do Dicastério das Causas dos Santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a **abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista** que, a partir de agora, receberá o título de Servo de Deus”_, disse o bispo de Crato durante a romaria.

Padre Cícero dinamizou a **espiritualidade católica na região do Cariri**, sendo responsável pela catequização de todo o povo nordestino até os dias de hoje. O sacerdote nasceu na cidade do Crato, em 24 de março de 1844. **Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1870**. Celebrou sua primeira missa em Juazeiro (quando ainda era um povoado chamado de Tabuleiro Grande) na noite de Natal daquele mesmo ano. A partir daí passou a estar mais presente, atendendo o povo com suas palavras e com o seu exercício ministerial.

![Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/foto1_7e594a93a2.png)

Mas foi com um sonho que o Padre Cícero percebeu **como se daria a sua missão em Juazeiro**. Vislumbrando a última ceia, percebeu a presença de inúmeras pessoas ao redor de Jesus e dos apóstolos. Seriam os flagelados da seca que assolava o interior nordestino. Diante da cena, Padre Cícero escutou de Jesus as palavras que o acompanharam durante toda a sua vida: **_“e tu, Cícero, toma conta deste povo!”_**. Foi realmente um **divisor de águas** para um sacerdote recém-ordenado.

Padre Cícero ainda foi testemunha ocular de outro importante acontecimento em Juazeiro. Com aproximadamente **19 anos de sacerdócio**, numa celebração eucarística em março de 1889, com a presença de moças que viviam da caridade, auxiliando a catequese daquele povo, depois de **horas de oração e jejum por ocasião da quaresma**, Padre Cícero, ao dar a comunhão à beata Maria de Araújo (outra importante personagem da história de Juazeiro do Norte), a hóstia consagrada se transformou em **sangue em sua boca**. Fato que ocorreu ainda por mais 138 vezes, num período de quase dois anos.

Tais acontecimentos serviram para **fomentar as peregrinações a Juazeiro do Norte** o que permitiu alavancar a vida do pequeno povoado, pois muitos vinham mesmo para residir e estar perto do padrinho querido. Em meio a tantas transformações político-econômicas, o povoado, tornou-se cidade ao ser emancipado a **22 de julho de 1911**, vindo a ter como seu primeiro representante municipal o querido Padre Cícero, que cada vez mais arrebanhava fiéis na crescente presença dos **romeiros e das romarias**.

**Rompimento**

Padre Cícero morreu em 1934 em desentendimento com o Vaticano por envolvimento com a política e pelo polêmico “milagre da hóstia”. Em 2015, o Vaticano atendeu ao pedido do bispo Dom Fernando Panico e a reconciliação teve início, não havendo mais impeditivos para a abertura do processo de beatificação do santo amado. Padre Cícero ou _Padim Ciço_, como é carinhosamente chamado, é considerado santo popular até hoje, atraindo milhões de romeiros a Juazeiro do Norte.

**Beatificação**

Para tal, o Vaticano faz um levantamento da biografia do candidato para verificar se há algum fator que possa impedir o processo. Se nada for encontrado, a igreja emite o Nihil Obstat (nenhum impeditivo), um documento dirigido ao bispo indicando que o pode haver continuidade do processo. Como ocorreu nos festejos deste fim de semana, ele passa a ser chamado de Servo de Deus.

Em seguida, um tribunal eclesiástico diocesano confere as virtudes e constata toda a sua trajetória. O Vaticano avalia relatos de milagres, graças e atos que possam dar status de beato a Padre Cícero. Aprovado o milagre, o papa autoriza a beatificação. Depois de se tornar beato, é necessário outro milagre para a canonização.

>”Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de Servo de Deus”, diz o bispo de Crato durante a romaria.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.