As atenções do mundo se voltaram para o Vaticano no último mês após a morte do Papa Francisco no dia 21 de abril. Mas, para além de ser a sede da Igreja Católica, o que mais você sabe sobre o local?
O Vaticano é o menor estado independente do mundo, em extensão territorial e também em número de habitantes. A região total tem cerca de 400 mil metros quadrados e abriga 882 residentes, entre cidadãos, que são 673, e não-cidadãos, como os 120 integrantes da Guarda Suíça Pontifícia, responsável pela segurança do território. Além disso, aproximadamente 30% dos nascidos no Vaticano moram em outros países.
Outra curiosidade diz respeito aos pets. Você sabia que o Vaticano não possui nenhum animal de estimação? É o que determina o regulamento de 1976 da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA). No entanto, na história existem registros de papas que tiveram seus amigos fiéis, e pode não ser o que você imagina.
Um exemplo é o Papa Leo X, que entre os anos 1513 e 1521 teve um elefante branco chamado Hanno, dado a ele pelo Rei Manuel I de Portugal como um presente de consagração e uma tentativa de obter apoio para suas ambições comerciais e de exploração.
Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1984, o Vaticano possui alguns dos museus mais visitados do mundo – em 2023, cerca de 6,7 milhões de pessoas passaram por suas galerias. O complexo abriga milhares de obras históricas, arqueológicas e antropológicas, de artistas lendários como Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli e Pietro Perugino.
“A Cidade do Vaticano é um testemunho de uma história de cerca de dois milênios e de uma formidável aventura espiritual”, define a Unesco.

Foto: Arnold Straub/Unsplash

Foto: Edgar Chaparro/Unsplash

Foto: Francisco Ghisletti/Unsplash
Ainda, o país conta com um dos observatórios astronômicos mais antigos do mundo, o Specola Vaticana, que foi fundado na segunda metade do século 16, e também o maior palácio religioso do planeta: são 162 mil metros quadrados, que se dividem entre museus, galerias de arte, apartamentos papais, escritórios da Igreja Católica e da Santa Sé.
O exército vaticano também é considerado um dos mais antigos – e menores – já registrados. A Guarda Suíça Pontifícia foi instituída em 1506 e atualmente é composta por 135 soldados, que usam os clássicos e icônicos uniformes listrados nas cores amarelo, azul e vermelho.
Independente há menos de cem anos, o Vaticano se tornou uma cidade-estado a partir da assinatura do Tratado de Latrão, em 11 de fevereiro de 1929. Com bandeira própria, composta pelas cores branco e amarelo e um brasão de armas, o país tem duas línguas oficiais: o latim e o italiano.

Foto: Daria Agafonova

Foto: Clay Banks/Unsplash