O Vaticano informou nesta segunda-feira (18) que passará a permitir que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo. A decisão histórica vai de encontro à doutrina da Igreja Católica de condenar a união homossexual e está em um documento autorizado pelo papa Francisco.
De acordo com ele, padres católicos que desejarem poderão administrar bênçãos a casais do mesmo sexo. Eles, porém, poderão se recusar a fazer o ritual, desde que não impeçam “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.
Essa bênção autorizada pelo papa Francisco não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento nem ocorrer durante liturgias regulares da Igreja.
Ainda que a nova decisão sinaliza um avanço da Igreja Católica, o documento reforça que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular” e que a doutrina não mudou. A autorização de bênçãos é apresentada, no entanto, como um “sinal de que Deus acolhe a todos“.
Em outubro, em um discurso, o papa Francisco já havia indicado que a igreja pudesse passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo.