Um vendedor da Brooksfield, em Alegrete, cidade no interior do sudoeste do Rio Grande do Sul, havia acabado de sair do Exército e, para ganhar a vida, aventurou-se pela loja, na época, em um shopping da região. Se chamava Vasco Vasconcellos. Na loja de ternos, ficou por ali alguns anos, mas sempre em crescimento. Logo cedo, foi para o cargo de gerente e o motivo é o mesmo que o tornou um dos maiores alfaiates do Brasil: a vontade de ser melhor. Neste cargo, com o objetivo de vendas, quis aprender a fazer pequenos reparos nas roupas compradas pelos clientes e, assim, começou a aprender sobre alfaiataria.
Talvez a vontade e o dom estejam no sangue. Vasco Vasconcellos cresceu vendo a mãe e a avó costurando. Na época não interessou-se, afinal, quando menino, pensava em coisas de menino e, certamente, estava correto em viver as fases da vida. Ainda assim, foi só pegar uma agulha e uma linha que nunca mais largou. A paixão, no entanto, começou de fato quando foi contratado em uma loja de luxo, no Rio de Janeiro.
“Por volta de 2000, 2001, fui convidado para trabalhar em uma loja no Rio. Na época, trouxeram os italianos para ensinar os vendedores e eu, gerente, sobre a alfaiataria da marca. Por conta do meu cargo, fiquei mais tempo com esses profissionais, e aí percebi o quão legal, apaixonante e diferente era você fazer um terno sobre medida, uma alfaiataria. Digo isso, porque na roupa sobre medida, o cliente pode escolher o que quiser”, conta Vasco.
Em 2011, após passar por outras lojas como gerente, Vasco decidiu empreender. Havia aprendido ao longo da caminhada muito sobre alfaiataria e quis criar sua própria imagem do que seria uma alfaiataria de qualidade, mas trabalhada fora da caixinha. Em 2011, esteve um tempo na Itália, claro, queria melhorar o seu conhecimento e chegar com tudo na marca que levaria o seu nome.
Ainda na Europa, com passagens também por Londres e Bélgica, começou a atender seus clientes no Brasil. As roupas eram enviadas diretamente das terras europeias com a qualidade Vasco Vasconcellos — clientes, inclusive, que acompanham o alfaiate desde essa época.
Vinda para Brasília
A primeira loja foi aberta em São Paulo e é comum seus clientes ficarem em ponte aérea só para ter os cortes de Vasco. Em agosto de 2022, o designer chegou em Brasília à pedido de muitos clientes.
“Queriam que o pai, o filho o sócio usassem a nossa roupa, mas não iam com tanta frequência para São Paulo. Temos clientes do Brasil inteiro e até pessoas fora da capital pediam para abrirmos loja em Brasília por irem bastante à cidade. Além disso é a capital que mais usa terno, então é um excelente ponto de vendas”, ressaltou.
Uma marca personalizada
Desde o dia 1 da Vasco Vasconcellos, o designer acompanha o processo de produção da marca. Desde a compra do tecido na Itália até a escolha de botão, forro, linha, agulha máquina, tudo tem o olhar especial do designer.
“Eu sei exatamente tudo do início ao fim do que acontece dentro da empresa. E eu compro e vendo. Então conheço os clientes, conheço as medidas e tudo o mais. Tenho meus sócios, nós dividimos funções, mas eu conheço cada etapa do início ao fim da empresa”, conta.
E falando em sócios, ao lado de Vasco está a esposa, Carla Vasconcellos, e os outros sócios e amigos Sergio Luizetto e Guillermo Tizon.
Variedade de produtos
Não é só de criação que vive a Vasco Vasconcellos, a marca também oferece uma linha de produtos prontos e exclusivos para o Brasil. De fornecedores italianos e escolhidos a dedo, por exemplo, Vasco traz jaquetas de couro mais leves para serem usadas em seu país de origem.
“Também há linhas de ternos prontos, shorts, camisas de linho, calça jeans… roupas de qualidade da moda masculina que ajuda o homem a se vestir bem e com qualidade”, completa.
Os famosos da Vasco
Faustão, Miguel Falabella, Antônio Fagundes, Beto Pacheco são alguns dos clientes famosos que vestem Vasco Vasconcellos. A marca também é a queridinha dos advogados brasileiros e empresários de diversos setores. “São homens famosos pelo que fazem, construíram e pelo legado que tem deixando em seus meios. Os exemplos que são como empresários, atores, advogados é o que fazem a fama deles”, finaliza.