GPS Brasília comscore

Vasco supera o Vitória e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão

No outro jogo da noite, o Bahia bateu o Red Bull Bragantino por 1 x 0
O artilheiro Vegetti comemora o segundo gol do Vasco na partida
O artilheiro Vegetti comemora o segundo gol do Vasco na partida. Foto: Leandro Amorim/Vasco

Compartilhe:

Com duas assistências do meia Payet, que resultaram em gols de Maicon e Vegetti, ambos no início do segundo tempo, o Vasco venceu por 2 x 1 o Vitória, neste domingo (12), em São Januário, e interrompeu uma série de quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. Agora, com seis pontos, o time carioca deixou a zona de rebaixamento e aparece em 13º lugar, enquanto o time baiano, com um ponto, é penúltimo colocado na classificação do Nacional.

Pela segunda vez no Campeonato Brasileiro, o Vasco foi dirigido, de forma interina, por Rafael Paiva, do time sub-20, que ocupa a vaga deixada pelo argentino Ramón Díaz. O time entrou em campo pressionado pela série de derrotas: Red Bull Bragantino (2 x 1), Fluminense (2 x 1), Criciúma (4 x 0) e Athletico-PR (1 x 0). Os vascaínos tinham vencido na estreia, também em casa, por 2 x 1 em cima do Grêmio. O clube carioca ainda procura um treinador e o nome da vez é o de Alvaro Pacheco, português de 52 anos, e que dirige o Vitória de Guimarães-POR.

Como em outras vezes, o Vasco deu a impressão de que poderia definir o jogo no começo, na base da pressão. A sua primeira oportunidade aconteceu aos nove minutos, quando, após bate-rebate na área, Galdames chutou e o zagueiro Reynaldo aliviou após a bola passar pelo goleiro Lucas Arcanjo. No lance, houve pênalti, pois o defensor atingiu o meia vascaíno, mas Raphael Claus ignorou a falta e o VAR não o chamou para a revisão da jogada.

A outra jogada que levantou o torcedor da arquibancada saiu aos 32 minutos, quando Galdames chutou de fora da área, a bola desviou em Reynaldo e saiu do lado da trave direita de Lucas Arcanjo. Sem ameaçar mais, o time deixou o campo no intervalo debaixo de vaias.

No reinício do segundo tempo, o Vasco tentou de novo a pressão e, desta vez, deu certo. O primeiro gol saiu aos quatro minutos, quando Payet cobrou escanteio em curva e o zagueiro Maicon se antecipou à marcação no primeira trave para desviar de cabeça.

A torcida se inflamou e Payet deu outra assistência perfeita. Da intermediária ele fez um levantamento diagonal para o lado direito. Vegetti esticou o pé e acertou a bola no alto. Um belo gol, aos 10 minutos. Payet foi substituído por Praxedes e, do banco, lamentou não poder cobrar falta perto da área assim que deixou o campo. Sforza bateu bem, a bola encobriu a barreira e explodiu no travessão, mas mesmo com o gol vazio, ninguém conseguiu concluir o rebote.

O Vitória, que não mostrou poder ofensivo, quase diminuiu aos 27, quando Yury Castilho pegou de virada na pequena área e acertou o travessão vascaíno. Na segunda chance, ele marcou, aos 43. Após chute à queima roupa de Jean Mota, o goleiro Leo Jardim deu rebote e Yury Castilho completou para as redes. Os últimos minutos foram tensos e a reação foi interrompida pela expulsão de Camutanga, que acertou o rosto de Praxedes.

Pela sétima rodada, o Vasco vai enfrentar o Flamengo, em clássico carioca marcado para sábado (18), às 21h, no Maracanã. No mesmo dia, porém mais cedo, às 16h, no Barradão, o Vitória vai receber o Atlético-GO, que também segue na zona de rebaixamento.

Na outra partida das 18h30, o Bahia mostrou que está embalado na temporada e venceu o Red Bull Bragantino por 1 x 0, na Arena Fonte Nova. Thaciano, aniversariante do dia, foi o autor do gol. O Bahia ainda teve dois gols anulados. O time divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Athletico-PR. 

VASCO 2 X 1 VITÓRIA

VASCO – Léo Jardim; João Victor (Paulo Henrique), Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Galdames (Matheus Carvalho) e Payet (Praxedes); Rossi (Adson – Puma Rodriguez), Vegetti e David. Técnico: Rafael Paiva (interino)

VITÓRIA – Lucas Arcanjo; Willean Lepo (Zeca), Camutanga, Reynaldo e PK; Willian Oliveira, Dudu e Rodrigo Andrade; Matheuzinho (Jean Mota), Janderson (Luiz Adriano) e Alerrandro (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.

GOLS – Maicon, aos quatro, e Vegetti, aos dez, e Yury Castilho, aos 43 minutos do segundo tempo. CARTÕES AMARELOS – Maicon, Praxedes, David e Galdames (Vasco). Yury Castilho (Vitória). CARTÃO VERMELHO – Camutanga (Vitória). ÁRBITRO – Raphael Claus (SP). RENDA – R$ 538.609. PÚBLICO – 10.748 pagantes (11.094 total). LOCAL – Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).